23°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

SSP-AM participa da Semana Nacional do ‘Registre-se’ com emissão da Carteira de Identidade Nacional

Serão 400 atendimentos por dia durante o evento, até o dia 17 de abril...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
13/04/2026 às 17h01
SSP-AM participa da Semana Nacional do ‘Registre-se’ com emissão da Carteira de Identidade Nacional
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Serão 400 atendimentos por dia durante o evento, até o dia 17 de abril

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Victor Levy/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), participa da Semana Nacional do Registro Civil – ‘Registre-se!’ com o serviço de emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os atendimentos iniciaram nesta segunda-feira (13/04) e vão até o dia 17 de abril, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

Continua após a publicidade
Anúncio

A ação ocorre sob a mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante o evento, a SSP-AM disponibiliza 16 guichês de atendimento diariamente, com capacidade para realizar cerca de 400 atendimentos diretos para emissão da CIN por dia, além de 100 atendimentos diários voltados para agendamento.

“Estamos iniciando hoje mais um Registre-se 2026 e, na capital, temos o posto do Instituto de Identificação com emissão da CIN. Quem precisar e não tiver o registro em mãos pode procurar os cartórios que tem aqui e a nossa equipe está pronta para atender”, disse o diretor do IIACM, Mahatma Porto.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Victor Levy/SSP-AM

A coordenadora-geral de promoção do registro civil de nascimento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Tula Brasileiro, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Identificação e os avanços do Amazonas no acesso à documentação civil.

“Estamos muito felizes em ver o quanto o Amazonas já avançou no acesso à documentação para as mais diversas populações, especialmente com a Carteira de Identidade Nacional, que já ultrapassa a marca de um milhão de emissões no estado. É um documento único, vinculado ao CPF em todo o país, com o Amazonas participando ativamente desse grande projeto”, explicou.

Durante o evento, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atua em apoio à SSP-AM na organização do atendimento, contribuindo com a triagem do público e a organização das filas para emissão de documentos.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Victor Levy/SSP-AM

A Gerência de Migração, Refúgio, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (Gmig), vinculada à Sejusc, oferece, em parceria com a Polícia Federal (PF-AM), serviços de regularização documental para migrantes e refugiados, por meio do Posto de Interiorização e Triagem (Ptrig).

Atendimento aprovado pela população

O indígena da etnia Apurinã, Giovanni Maeda, destacou a importância do serviço durante o mutirão. “Eu vim a Manaus resolver um problema e aproveitei que me informaram sobre o mutirão e vim fazer a minha identidade. Agora, quando eu pegar, vou ter mais acesso às coisas que preciso”, relatou.

O pintor Eduardo Ribeiro também destacou a importância do atendimento para garantir acesso a direitos básicos. “A importância é muito grande, porque hoje em dia, sem documento, a gente não consegue nada, nem uma entrevista de emprego. Hoje cheguei aqui cedo e graças a Deus, consegui”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
FOTO: Victor Piemonte/STF
Direito Há 4 dias

Sigilo da fonte protege o jornalismo, mas não autoriza participação em crimes

Prerrogativa constitucional garante proteção ao jornalista, mas pode ser relativizada quando surgem indícios de participação ativa em práticas criminosas

Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 1 semana

TJPA leva à Seção de Direito Privado disputa sobre suspeição de juiz em processo que envolve honorários superiores a R$ 150 milhões

Incidente apresentado pela advogada Juracy Costa da Silva contra o juiz Juliano Mizuma Andrade gerou divergência entre desembargadores sobre prevenção e distribuição; processo principal permanece suspenso até a definição do relator.

Waendason Conceição com a família e os advogados que atuaram em sua defesa
JÚRI Há 1 semana

Briga por galinha atropelada termina no Tribunal do Júri e acusado é condenado por lesão corporal e colocado em liberdade

Caso ocorreu em São João do Araguaia, no sudeste do Pará. Jurados afastaram a tentativa de homicídio após entenderem que não ficou comprovado o dolo de matar.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
POLÍTICA Há 4 semanas

Licitação milionária de R$ 2,86 milhões da Prefeitura de Redenção vai parar no Tribunal de Contas e acende alerta sobre uso de dinheiro público

Contratação de agência de publicidade é alvo de representação no TCM-PA; caso coloca gestão municipal sob os holofotes e pode levar à análise detalhada do processo licitatório

Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 2 meses

Levantamento revela que Luciano Hang lidera ofensiva judicial contra jornalistas e reacende debate sobre liberdade de imprensa no Brasil

Investigação do Intercept Brasil aponta mais de 50 processos movidos pelo fundador da Havan contra jornalistas e veículos de comunicação; especialistas alertam para possível prática de assédio judicial e efeito de autocensura na imprensa