31°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ NATUREZA

Mais de 100 filhotes de tartarugas são soltos em praia do Pará

Momento atraiu estudantes da rede pública municipal e moradores do entorno.

16/06/2023 às 14h54
Por: Redação Fonte: G1 PA
Compartilhe:
Mais de 100 filhotes de tartarugas são soltos em praia do Pará

Após semanas acomodadas em um berçário nas adjacências da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste do Pará, os primeiros 109 filhotes de tartarugas marinhas de 2023 deram início a um novo ciclo de crescimento, reprodução e continuidade da espécie nesta semana.

A soltura dos quelônios, que é a primeira registrada no local este ano, atraiu curiosos que aproveitavam o principal balneário do litoral paraense, a praia do Atalaia, além de estudantes da rede pública municipal e moradores do entorno.

A soltura divulgada nesta sexta-feira (16) ocorreu após os esforços dos pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Desovas de Tartarugas Marinhas (PMDTM) e profissionais do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e demais agentes de segurança pública.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na ocasião, o público pôde compreender o papel que a UC desempenha para a manutenção do ecossistema da região.

“Essa é uma boa iniciativa. Aliás, qualquer ação que preserve a natureza é bom para o meio ambiente e, consequentemente, para todos nós. Trouxe meu filho para acompanhar essa experiência porque incentiva ele a crescer tendo noções de sustentabilidade e de conhecimento sobre a importância dessa causa”, contou o turista Paulo Mendes.

Desde fevereiro deste ano, o Ideflor-Bio e os órgãos de segurança pública realizam o bloqueio de três km da faixa de areia da Praia do Atalaia para a proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas, que utilizam o local para desova e, posteriormente, onde ocorre a eclosão dos ovos, segundo os pesquisadores.

“Nós estamos plantando uma poupança de biodiversidade, ou seja, possibilitando que uma fauna que hoje está ameaçada de extinção, que são as tartarugas marinhas, tenham a plena continuação. Temos recebido feedbacks bastante positivos de turistas e moradores do município, e é importante destacar que ainda temos mais ninhos para fazer futuras solturas nos meses de junho, julho e agosto”, detalhou a técnica em planejamento e gestão ambiental do Ideflor-Bio, Adriana Maués.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 14h05 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 27°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio