25°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Deputados defendem derrubada de vetos a projetos de incentivo à cultura

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados João Daniel: "Precisamos concretizar uma política firme e séria para a cultura" Durante a sessão do Plenário...

26/05/2022 às 21h56
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
João Daniel:
João Daniel: "Precisamos concretizar uma política firme e séria para a cultura - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Durante a sessão do Plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (26), diversos parlamentares aproveitaram a fase de discursos para defender a derrubada dos vetos a duas propostas de incentivo à Cultura: a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2. A sessão do Congresso para analisar os vetos deverá ser realizada na próxima quinta-feira (2).

As duas propostas reservam recursos para a manutenção de espaços culturais, prêmios e outras atividades de incentivo à Cultura, a exemplo da Lei Aldir Blanc. Em 2020, essa lei emergencial liberou R$ 3 bilhões para mitigar os efeitos da pandemia no setor.

O deputado João Daniel (PT-SE) afirmou que as propostas são fundamentais para o incentivo à Cultura. “Esta Casa, com a Lei Aldir Blanc, fez algo muito importante, mas nós precisamos concretizar uma política firme e séria para a cultura para o povo brasileiro. Portanto, nós esperamos derrubar o veto”, disse.

Continua após a publicidade
Anúncio

O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) destacou as negociações em busca da derrubada dos dois vetos. “Nós vamos construir nesta Casa uma coesão em homenagem à cultura para derrubar o veto à Lei Paulo Gustavo e à Lei Aldir Blanc 2. A cultura brasileira merece”, disse.

Convencimento
Para o deputado Renato Queiroz (PSD-RR), é preciso convencer os parlamentares contrários aos textos da importância das duas leis para a cultura. “Esses projetos são nada mais que uma obrigação do Brasil com a classe artística, que tanto fomenta o mercado, que tanto precisa, e que tanto desenvolve o nosso intelecto por meio da cultura”, afirmou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou que o Brasil precisa de mais cultura e mais educação. “O que pensar de um presidente da República que veta a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2 e retira os recursos da cultura?”, questionou.

Na avaliação do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), é preciso que os deputados tenham compromisso com a valorização dos artistas e cessar qualquer perseguição ao setor. “A cultura brasileira não merece passar pelo que ela vem passando nesses últimos anos”, lamentou.

Frota: “A cultura brasileira não merece passar pelo que ela vem passando
Frota: “A cultura brasileira não merece passar pelo que ela vem passando - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Nise da Silveira
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) lamentou o veto à proposta que inclui o nome da psiquiatra alagoana Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. “Nise da Silveira ficou conhecida mundialmente por modificar os tratamentos psiquiátricos nos hospitais no Brasil”, disse. Ela vai defender que esse veto também seja derrubado pelo Congresso.

Esse veto também foi criticado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP). “Nise da Silveira é a figura mais importante da psiquiatria brasileira. O reconhecimento desta mulher, uma alagoana médica psiquiatra, é mundial, é internacional”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sex 30°C 22°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 27°C 22°C
Ter 25°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio