21°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Governo do Amazonas celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a primeira edição do Natal Inclusivo

Evento contou com programação inclusiva, apresentações artísticas e serviços de acessibilidade para o público PcD...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
04/12/2025 às 01h15
Governo do Amazonas celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a primeira edição do Natal Inclusivo
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Evento contou com programação inclusiva, apresentações artísticas e serviços de acessibilidade para o público PcD

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Antonio Lima/Secom

Em atenção ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), promoveu na tarde desta quarta-feira (03/12) a primeira edição do ‘Natal Inclusivo – Acolher, celebrar e respeitar’, no Palácio Rio Negro, Centro, zona sul de Manaus. O evento reuniu famílias, instituições e representantes da sociedade civil para celebrar o Natal com apresentações musicais e teatrais, visita do Papai Noel, cabine de fotos e atividades interativas para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência.

Continua após a publicidade
Anúncio

Representando o governador Wilson Lima na abertura do evento, a secretária de Estado de Proteção Animal (Sepet), Joana Darc, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado com políticas públicas voltadas ao público PcD.

“É mostrar para a sociedade que o público da pessoa com deficiência merece eventos como esse, promovendo a cultura, o acolhimento e a verdadeira inclusão. Isso faz parte de toda uma política que já é feita pelo governador Wilson Lima, que traz a inclusão para que essas pessoas tenham acesso à saúde, à educação, à cultura e à oportunidade para combater o preconceito”, ressaltou.

Para a secretária da SEPcD, Selma Banes, esta primeira edição do Natal Inclusivo foi planejada para criar um ambiente acessível e representativo para todas as faixas etárias. “Esse momento para todo mundo e principalmente para as crianças é um momento mágico. Esse evento foi muito importante, aqui vieram as mães atípicas, as crianças, os jovens, o idoso. É muito importante atender todos de uma forma acolhedora”, destacou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Antonio Lima/Secom

A coordenadora-geral da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA), Ana Cláudia Martins, avaliou o evento como um marco importante para dar visibilidade à pauta PcD e fortalecer vínculos entre famílias e instituições.

“Nós trabalhamos com fortalecimento de vínculo familiar e comunitário. Então essa convivência, esse trabalho hoje aqui feito representa inclusão, respeito e cidadania. Isso é celebrar 3 de dezembro, é fazer um Natal Inclusivo para todos com inclusão e acessibilidade”, comemorou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Antonio Lima/Secom

Programação

A programação do evento ofereceu uma série de atrações voltadas ao público PcD, incluindo apresentações musicais e teatrais, atividades interativas, cabine de fotos e a tão aguardada visita do Papai Noel. Crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência também receberam lanches distribuídos ao longo da tarde.

A experiência foi especialmente significativa para muitas famílias, entre elas a da dona de casa Solange Maciel, mãe de Maya Flor, de 9 anos, da Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (FADA). Para ela, participar da celebração ao lado da filha tornou o momento ainda mais especial. “Para mim e para minha filha foi muito bom. Eu estou me sentindo muito bem, meu sentimento é de gratidão, porque eles estão incluindo as crianças cada vez mais, estão lembrando delas. Ela também adorou, tirou foto com o papai noel, na cabine, está tudo maravilhoso”, agradeceu.

Data internacional

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi proclamado, em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da ONU é que todos os países membros comemorem a data, gerando conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência. Isso contempla a promoção da acessibilidade, a garantia de apoio especializado e a integração em políticas públicas inclusivas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 2 semanas

Levantamento revela que Luciano Hang lidera ofensiva judicial contra jornalistas e reacende debate sobre liberdade de imprensa no Brasil

Investigação do Intercept Brasil aponta mais de 50 processos movidos pelo fundador da Havan contra jornalistas e veículos de comunicação; especialistas alertam para possível prática de assédio judicial e efeito de autocensura na imprensa

Reprodução/ Redes Sociais
POLÍTICA Há 3 semanas

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Nova Ipixuna; decisão ainda cabe recurso

Sentença reconhece irregularidades apontadas em ação eleitoral e pode levar à realização de novas eleições no município do sudeste paraense

Advogado Júnior Lobo entende que decisão conseguida por ele abre precedentes importantes
JUSTIÇA Há 4 semanas

STJ anula investigação do GAECO no Pará e decisão pode impactar operações realizadas em Canaã dos Carajás

Ministro do Superior Tribunal de Justiça reconheceu nulidade em apurações conduzidas pelo grupo especializado do Ministério Público por violação ao princípio do promotor natural

Audiência pública no Supremo foi presidida pelo ministro Flávio Dino Fotos: Rosinei Coutinho/STF
POLÍTICA Há 1 mês

STF reafirma que Pará não perderá território para Mato Grosso após audiência em Brasília

Supremo mantém entendimento favorável ao estado paraense e abre caminho para cooperação entre governos na região de fronteira

Foto: Divulgação
Justiça Há 2 meses

Código oculto em petição vira escândalo judicial e expõe nova guerra envolvendo inteligência artificial no Pará

Advogadas foram multadas em mais de R$ 84 mil após tentativa de manipular sistema de IA usado pela Justiça do Trabalho em Parauapebas