23°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Sejusc faz aula inaugural de hidroginástica do projeto Idoso em Movimento, na zona sul de Manaus

O espaço vai atender os grupos de pessoas idosas que participam do programa EnvelheSer60+...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
28/08/2025 às 16h10
Sejusc faz aula inaugural de hidroginástica do projeto Idoso em Movimento, na zona sul de Manaus
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc

Touca, roupa de banho, protetor solar e muita disposição. Assim foi a inauguração da aula de hidroginástica para os grupos da zona sul do projeto Idoso em Movimento da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A largada para a atividade aconteceu nesta quinta-feira (28/08), no Centro Associativo dos Suboficiais e Sargentos de Aeronáutica em Manaus (Cassam), localizado no bairro São Lázaro, zona sul da capital.

Atualmente, a zona sul abrange 17 grupos de pessoas idosas do programa EnvelheSer60+ da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi). O titular da Seadpi, Elmison Bezerra, ressalta que com essa inauguração, agora todas as zonas contam com hidroginástica.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Continua após a publicidade
Anúncio

“É muito importante, representa um avanço para a atividade corporal da pessoa idosa, que nós sabemos que a hidroginástica é um dos componentes importantes na atividade motora deles. Então, na zona sul ainda não tínhamos parceiros para que a gente pudesse estar levando a hidroginástica, e a Secretária Jussara Pedrosa, imediatamente buscou parceiros para que a gente pudesse estar hoje nesta atividade”, pontua.

A professora Regina Maria, de 63 anos, do grupo Associação Theomiro Garrido, comemora o início das aulas e a importância na qualidade de vida. “Nós estamos de parabéns, todos nós da terceira idade. Viemos hoje iniciar a hidroginástica aqui no Cassam. Muito obrigada a todos por essa melhoria. Saúde é o que interessa”, ressalta.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a aula inaugural, os participantes foram divididos em grupos, e exploraram os diferentes exercícios dentro da piscina, orientados por educadores físicos. Após a aula, tiveram a oportunidade de fazer alongamento no salão principal, melhorando o condicionamento físico e a mobilidade.

Edvaldo Queiroz, 74 anos, participa do grupo Viva Feliz Idosos Ativos. O aposentado diz que as aulas vão auxiliar no fortalecimento dos músculos, necessário nessa faixa etária. “Hoje foi um encontro, todos os grupos se reuniram para iniciar uma boa edição. É muito bom a hidroginástica, ajuda o músculo, fortifica as pernas, braços, a mente. Porque a hidroginástica mexe com tudo”, enfatiza.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Continua após a publicidade
Anúncio

Além das aulas de hidroginástica na zona sul, que serão realizadas no Cassam, os demais grupos de idosos já tem em sua programação as atividades de hidroginásticas. Os grupos da zona norte realizam as aulas no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga e no Ceti Profº. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo.

Já os grupos da zona leste realizam as atividades na Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (Adcam). E os grupos da zona oeste e centro-oeste e centro-sul são atendidos com as aulas na Sede da Seadpi.

Sobre o Idoso em Movimento

O Idoso em Movimento oferece atividades que beneficiam o corpo e a mente dos idosos, com aulas de ginástica, hidroginástica, oficinas de artesanato, em um ambiente seguro e estimula novos laços de amizade.

Para participar das atividades é necessário ter 45 anos ou mais e estar inscrito em um dos grupos vinculados ao programa EnvelheSer60+. Confira a lista dos grupos que constam no link: https://www.sejusc.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/LISTA-DE-GRUPOS-IDOSOMOV.pdf .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
INVESTIGAÇÃO Há 4 dias

STF autoriza PF a acessar investigação sobre produtora de filme de Bolsonaro

Decisão de Flávio Dino permite que Polícia Federal utilize informações apreendidas em operação que apura contratos da produtora com a Prefeitura de São Paulo

Foto: Divulgação
FOGO Há 4 dias

Incêndio de grandes proporções assusta Canaã dos Carajás e toma Morro das Antenas

Chamas avançaram sobre área de vegetação e mobilizaram brigadistas, Corpo de Bombeiros e equipes da Prefeitura; fumaça foi vista de diferentes pontos da cidade

Foto: Divulgação
CFEM Há 4 dias

Prefeitura de Parauapebas mira bilhões da CFEM e contrata escritório com honorários de 20% sobre valores recuperados

Contrato coloca sob os holofotes uma das maiores receitas do município e prevê pagamento milionário caso ações judiciais resultem na recuperação de recursos

FOTO: Victor Piemonte/STF
Direito Há 1 semana

Sigilo da fonte protege o jornalismo, mas não autoriza participação em crimes

Prerrogativa constitucional garante proteção ao jornalista, mas pode ser relativizada quando surgem indícios de participação ativa em práticas criminosas

Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 2 semanas

TJPA leva à Seção de Direito Privado disputa sobre suspeição de juiz em processo que envolve honorários superiores a R$ 150 milhões

Incidente apresentado pela advogada Juracy Costa da Silva contra o juiz Juliano Mizuma Andrade gerou divergência entre desembargadores sobre prevenção e distribuição; processo principal permanece suspenso até a definição do relator.