21°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Sejusc e Cedim promovem a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas

O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Ufam...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
27/08/2025 às 15h52
Sejusc e Cedim promovem a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

Com foco em discutir e propor políticas públicas para o direito da mulher, a Secretaria de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amazonas (Cedim) realizam a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas, que acontece entre os dias 29 e 30 de agosto de 2025, na Universidade Federal do Amazonas.

De acordo com a secretária executiva de Política para as Mulheres, Syrlan Picanço, a conferência é um espaço de diálogo e construção coletiva, para transformar demandas em políticas públicas reais. “O Governo do Estado tem se comprometido para que essas políticas estejam sendo realizadas, com protocolos sendo realizados, com cursos, com capacitações de servidores, tentando tirar essas mulheres desse ciclo de violência”, pontua.

Continua após a publicidade
Anúncio

Após quase uma década suspensa, a conferência é retomada com o incentivo e a atuação do Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, reafirmando-se como um espaço democrático e plural de construção coletiva, que reúne sociedade civil e poder público para debater e propor políticas públicas voltadas às mulheres em toda a sua diversidade.

A presidenta do Cedim, Marília Freire, ressalta a importância desse espaço para debater diálogos importantes para construção de políticas para as mulheres. “A Conferência Estadual é um momento estratégico para dar visibilidade às demandas das mulheres amazonenses, fortalecer a participação social e reafirmar o compromisso do Estado com a promoção da igualdade de gênero”, afirma.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

O encontro reunirá delegadas eleitas nas conferências municipais, representantes do poder público e da sociedade civil, e participarão de um processo de construção coletiva que irá subsidiar as propostas e eleger as delegadas do Amazonas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Além das delegadas, também será permitida a inscrição de participantes interessados em acompanhar a Conferência. Essas participantes terão direito à voz nos debates, mas não ao voto nas deliberações finais. As interessadas em participar da Conferência podem se inscrever pelo formulário disponível em: http://forms.gle/qJSb1tVYA8fjYVjE7 .

A Conferência será um espaço de articulação entre o poder público e a sociedade civil, voltado à formulação de propostas que contribuam para a efetivação de políticas públicas de enfrentamento à violência, promoção da autonomia econômica, saúde integral e garantia de direitos. Essas propostas também poderão subsidiar a construção e o fortalecimento dos planos municipais e estadual de políticas públicas para as mulheres.

O primeiro dia de Conferência acontece no Auditório Eulálio Chaves, no mini campus da Ufam. Com credenciamento a partir das 13h e abertura oficial às 18h30. Já no segundo dia as atividades iniciam às 8h, no auditório da Faculdade de Psicologia da Ufam.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 2 semanas

Levantamento revela que Luciano Hang lidera ofensiva judicial contra jornalistas e reacende debate sobre liberdade de imprensa no Brasil

Investigação do Intercept Brasil aponta mais de 50 processos movidos pelo fundador da Havan contra jornalistas e veículos de comunicação; especialistas alertam para possível prática de assédio judicial e efeito de autocensura na imprensa

Reprodução/ Redes Sociais
POLÍTICA Há 3 semanas

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Nova Ipixuna; decisão ainda cabe recurso

Sentença reconhece irregularidades apontadas em ação eleitoral e pode levar à realização de novas eleições no município do sudeste paraense

Advogado Júnior Lobo entende que decisão conseguida por ele abre precedentes importantes
JUSTIÇA Há 4 semanas

STJ anula investigação do GAECO no Pará e decisão pode impactar operações realizadas em Canaã dos Carajás

Ministro do Superior Tribunal de Justiça reconheceu nulidade em apurações conduzidas pelo grupo especializado do Ministério Público por violação ao princípio do promotor natural

Audiência pública no Supremo foi presidida pelo ministro Flávio Dino Fotos: Rosinei Coutinho/STF
POLÍTICA Há 1 mês

STF reafirma que Pará não perderá território para Mato Grosso após audiência em Brasília

Supremo mantém entendimento favorável ao estado paraense e abre caminho para cooperação entre governos na região de fronteira

Foto: Divulgação
Justiça Há 2 meses

Código oculto em petição vira escândalo judicial e expõe nova guerra envolvendo inteligência artificial no Pará

Advogadas foram multadas em mais de R$ 84 mil após tentativa de manipular sistema de IA usado pela Justiça do Trabalho em Parauapebas