21°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Sejusc e Cecod realizam 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

É a primeira vez que a Sejusc assume a organização do evento juntamente ao Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBTQIA+...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
15/07/2025 às 14h27
Sejusc e Cecod realizam 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc

O respeito às diversidades e as políticas públicas para pessoas LGBTQIAPN+ estão em pauta na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, promovida, pela primeira vez, pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBTQIA+ (Cecod-AM). O encontro teve início na segunda-feira (14/07) e segue até esta terça-feira (15/07).

A conferência tem como tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ – Amazonas pela Diversidade” e visa propor e avaliar diretrizes para políticas públicas de enfrentamento à violência e discriminação contra essa população no estado.

Mais de 120 participantes acompanham e discutem os eixos temáticos, durante toda esta terça-feira, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a cerimônia de abertura, esteve presente a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, que enfatizou a importância da conferência como um momento histórico, após um hiato de 10 anos.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

“Um grande marco para nossa secretaria, pois sinto muito orgulho de dizer que conseguimos regularizar os conselhos. Também a grande aceitação do público em relação à conferência, já vi pessoas aqui que chegaram de Parintins, de Tabatinga, de São Paulo de Olivença, e tenho certeza que o que sairá desta conferência será um grande marco, principalmente, para levarmos todas as informações nacionalmente”, pontuou a secretária.

A conferência foi dividida em eixos temáticos, como enfrentamento à violência; trabalho e geração de renda; institucionalização de política nacional, dentre outros. O evento é uma ação coordenada pela Gerência de Diversidade e Gênero da Sejusc, com apoio de diversos órgãos e movimentos sociais.

O presidente do Cecod e gerente de Diversidade e Gênero, Miguel Amorim, pontua que a conferência é um momento de diálogo, de participação social, visando elaborar propostas pertinentes para levar para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que vai acontecer no mês de outubro, em Brasília.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

“Essa relação que a Sejusc criou, juntamente com o Conselho LGBT, é muito importante, porque é esse momento que representa o poder público e a sociedade civil pensarem juntos na implementação de políticas públicas voltadas para a população LGBT. Aqui temos vozes de vários municípios do interior do Amazonas, ouvindo, entendendo e buscando alcançar outros municípios”, avaliou o presidente do Cecod.

Sobre o Cecod

Criado em 2017, o Cecod é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, e tem como missão promover e garantir os direitos da população LGBTQIAPN+ no estado, atuando ativamente na formulação e fiscalização de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da discriminação e da violência. Além disso, busca fomentar a inclusão social e a igualdade de direitos.

Entre as principais atribuições, destaca-se a proposição de políticas públicas, o acompanhamento da implementação de leis e normas de proteção aos direitos LGBTQIA+ e a realização de campanhas educativas para sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 2 semanas

Levantamento revela que Luciano Hang lidera ofensiva judicial contra jornalistas e reacende debate sobre liberdade de imprensa no Brasil

Investigação do Intercept Brasil aponta mais de 50 processos movidos pelo fundador da Havan contra jornalistas e veículos de comunicação; especialistas alertam para possível prática de assédio judicial e efeito de autocensura na imprensa

Reprodução/ Redes Sociais
POLÍTICA Há 3 semanas

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Nova Ipixuna; decisão ainda cabe recurso

Sentença reconhece irregularidades apontadas em ação eleitoral e pode levar à realização de novas eleições no município do sudeste paraense

Advogado Júnior Lobo entende que decisão conseguida por ele abre precedentes importantes
JUSTIÇA Há 4 semanas

STJ anula investigação do GAECO no Pará e decisão pode impactar operações realizadas em Canaã dos Carajás

Ministro do Superior Tribunal de Justiça reconheceu nulidade em apurações conduzidas pelo grupo especializado do Ministério Público por violação ao princípio do promotor natural

Audiência pública no Supremo foi presidida pelo ministro Flávio Dino Fotos: Rosinei Coutinho/STF
POLÍTICA Há 1 mês

STF reafirma que Pará não perderá território para Mato Grosso após audiência em Brasília

Supremo mantém entendimento favorável ao estado paraense e abre caminho para cooperação entre governos na região de fronteira

Foto: Divulgação
Justiça Há 2 meses

Código oculto em petição vira escândalo judicial e expõe nova guerra envolvendo inteligência artificial no Pará

Advogadas foram multadas em mais de R$ 84 mil após tentativa de manipular sistema de IA usado pela Justiça do Trabalho em Parauapebas