21°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Sejusc e Defensoria acompanham retorno de criança de dois anos de idade trazida ilegalmente a Manaus

A criança voltou ao Sudeste na tarde desta quinta-feira (12/06)...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
12/06/2025 às 20h16
Sejusc e Defensoria acompanham retorno de criança de dois anos de idade trazida ilegalmente a Manaus
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Alex Pazuello/Secom

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas atuaram para garantir o retorno seguro a região Sudeste, nesta quinta-feira (12/06), de uma criança de dois anos de idade que foi trazida a capital amazonense por um homem, que não teve a identidade ou grau de parentesco revelado, sem a autorização legal da mãe.

O caso ocorreu há, aproximadamente, um mês e, na quarta-feira (11/06), a Sejusc foi acionada, por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), para dar assistência à criança.

Continua após a publicidade
Anúncio

A criança é brasileira, filha de mãe venezuelana, que reside em uma cidade mineira. “A Sejusc, como parte da rede proteção de crianças e adolescentes, está atuando para promover esse reencontro familiar e fazer esse apoio do traslado, com a equipe técnica, um psicólogo, que vai acompanhar a criança desde o abrigo até o reencontro com a família, na residência, e o referenciamento para rede de proteção local, em Minas Gerais”, destacou a secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente, Rosalina Lôbo.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Alex Pazuello/Secom

Segundo a defensora pública do Estado do Amazonas, Kanthya Miranda, a criança teria sido retirada abruptamente do lar da mãe e trazida a Manaus por um terceiro.

“Recebemos essa demanda da Defensoria Pública de Minas Gerais para que fosse cumprida uma carta precatória, que foi uma decisão do juiz daquele Estado para fazer a busca e apreensão, ou seja, a recaptura da criança e recondução ao seio materno”, explicou.

Conforme o psicólogo da Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (GPDCA) da Sejusc, Eduardo Machado, a pasta foi acionada pelo Poder Judiciário de Minas Gerais, que determinou o resgate.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Alex Pazuello/Secom

“Conseguiram encontrar a criança e a trouxeram ao Saica (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). Nós fizemos esse primeiro acolhimento, essa entrevista, para que nós pudéssemos nos familiarizar com o caso e conhecer a criança”, afirmou Machado.

O gerente da Sedca embarcou com a criança rumo ao encontro da genitora. “A Defensoria Pública de Minas Gerais estará conosco, acompanhando a entrega dessa criança à mãe. Chegando lá, nós vamos até a residência delas para saber se está tudo certo, se a criança vai estar estável na estrutura, e fazer alguns vínculos, alguns contatos, com a rede de proteção de Minas Gerais para posterior acompanhamento”, acrescentou o servidor da Sejusc.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 2 semanas

Levantamento revela que Luciano Hang lidera ofensiva judicial contra jornalistas e reacende debate sobre liberdade de imprensa no Brasil

Investigação do Intercept Brasil aponta mais de 50 processos movidos pelo fundador da Havan contra jornalistas e veículos de comunicação; especialistas alertam para possível prática de assédio judicial e efeito de autocensura na imprensa

Reprodução/ Redes Sociais
POLÍTICA Há 3 semanas

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Nova Ipixuna; decisão ainda cabe recurso

Sentença reconhece irregularidades apontadas em ação eleitoral e pode levar à realização de novas eleições no município do sudeste paraense

Advogado Júnior Lobo entende que decisão conseguida por ele abre precedentes importantes
JUSTIÇA Há 4 semanas

STJ anula investigação do GAECO no Pará e decisão pode impactar operações realizadas em Canaã dos Carajás

Ministro do Superior Tribunal de Justiça reconheceu nulidade em apurações conduzidas pelo grupo especializado do Ministério Público por violação ao princípio do promotor natural

Audiência pública no Supremo foi presidida pelo ministro Flávio Dino Fotos: Rosinei Coutinho/STF
POLÍTICA Há 1 mês

STF reafirma que Pará não perderá território para Mato Grosso após audiência em Brasília

Supremo mantém entendimento favorável ao estado paraense e abre caminho para cooperação entre governos na região de fronteira

Foto: Divulgação
Justiça Há 2 meses

Código oculto em petição vira escândalo judicial e expõe nova guerra envolvendo inteligência artificial no Pará

Advogadas foram multadas em mais de R$ 84 mil após tentativa de manipular sistema de IA usado pela Justiça do Trabalho em Parauapebas