21°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Sejusc empossa membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos

Comitê é formado por 20 representantes do poder público...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
19/03/2025 às 19h02
Sejusc empossa membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) empossou, na tarde desta quarta-feira (19/03), os membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), conforme a Lei nº 4.853, de 13 de novembro de 2019. A cerimônia ocorreu no auditório da secretaria, localizada no conjunto Adrianópolis, zona centro-sul.

O comitê é formado por 20 representantes do poder público, que atuarão, durante dois anos, em correspondência ao biênio 2025/2026. Este é o oitavo conselho vinculado à Sejusc a ser ativado.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Oitavo conselho da Secretaria de Justiça vigente, Conselho Estadual de Direitos Humanos, um dos principais [conselhos] ligados administrativamente à Sejusc. Hoje, foi a posse do poder público. Agora, com certeza, os membros farão as reuniões para a seleção das Organizações da Sociedade Civil”, destacou a titular da secretaria, Jussara Pedrosa.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

A secretária reforça que, apesar de estar ligado ao executivo estadual, o CEDH tem total independência para atuar. “Será um conselho em que o Governo do Amazonas se fará presente, apoiando, mas dando total independência para que atue no atendimento da população amazonense”, acrescentou Pedrosa.

Uma das conselheiras empossadas, Aldenise Araújo da Silva, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, considerou o CEDH como sendo um marco. “Primeiramente, precisamos lembrar que é um marco termos a construção de um Conselho Estadual de Direitos Humanos. Principalmente, que a gente vê as instâncias da sociedade, da organização governamental com o civil, juntos, na defesa daquilo que é imprescindível para que tenhamos uma sociedade mais justa. Defender esses direitos é, acima de tudo, defender a vida”, afirmou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Ygson França/Sejusc

Conselhos

Atualmente, a Sejusc tem oito conselhos em vigência ligados administrativamente à pasta. São eles: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT e Conselho Estadual da Pessoa Idosa, além do CEDH.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 2 semanas

Levantamento revela que Luciano Hang lidera ofensiva judicial contra jornalistas e reacende debate sobre liberdade de imprensa no Brasil

Investigação do Intercept Brasil aponta mais de 50 processos movidos pelo fundador da Havan contra jornalistas e veículos de comunicação; especialistas alertam para possível prática de assédio judicial e efeito de autocensura na imprensa

Reprodução/ Redes Sociais
POLÍTICA Há 3 semanas

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Nova Ipixuna; decisão ainda cabe recurso

Sentença reconhece irregularidades apontadas em ação eleitoral e pode levar à realização de novas eleições no município do sudeste paraense

Advogado Júnior Lobo entende que decisão conseguida por ele abre precedentes importantes
JUSTIÇA Há 4 semanas

STJ anula investigação do GAECO no Pará e decisão pode impactar operações realizadas em Canaã dos Carajás

Ministro do Superior Tribunal de Justiça reconheceu nulidade em apurações conduzidas pelo grupo especializado do Ministério Público por violação ao princípio do promotor natural

Audiência pública no Supremo foi presidida pelo ministro Flávio Dino Fotos: Rosinei Coutinho/STF
POLÍTICA Há 1 mês

STF reafirma que Pará não perderá território para Mato Grosso após audiência em Brasília

Supremo mantém entendimento favorável ao estado paraense e abre caminho para cooperação entre governos na região de fronteira

Foto: Divulgação
Justiça Há 2 meses

Código oculto em petição vira escândalo judicial e expõe nova guerra envolvendo inteligência artificial no Pará

Advogadas foram multadas em mais de R$ 84 mil após tentativa de manipular sistema de IA usado pela Justiça do Trabalho em Parauapebas