Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (29) da Câmara Municipal a concessão do título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para quatro pessoas com atuação reconhecida na cidade. As homenagens foram propostas pelo vereador Miquinha (PT), que propôs a honraria para os profissionais da comunicação Josélio Martins da Silva, conhecido como “Déo Martins”, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 38/2024, e para Gilson Alves Mesquita, conhecido como “Salgadinho”, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 39/2024.
Os vereadores aprovaram por unanimidade os PDLs. A entrega das honrarias ocorrerá em sessão solene, em data a ser definida posteriormente pela Mesa Diretora da Câmara.
Josélio Martins da Silva - Déo Martins é natural de Belo Horizonte (MG) e veio para Parauapebas em 1999, a convite do então Procurador Geral de Parauapebas, Dr. Wellington Valente. No município trabalhou na Fundação de Ação Social e Cultural de Parauapebas (FASC) e também na Procuradoria Geral. Durante os anos de 1999 a 2004, participou de importantes projetos voltados para o desenvolvimento de Parauapebas. Em 2004, Déo Martins fundou, junto a mais três amigos, o site Agito Pebas, o primeiro portal de cobertura de eventos do Pará, que chegou a registrar mais de 1 milhão de acessos em um único final de semana. Desde 2016, é sócio-fundador do Portal de Notícias Infopebas, levando informações sobre Parauapebas e região para todo o mundo.
Gilson Alves Mesquita – Salgadinho nasceu em Alto Alegre do Pindaré (MA) e mudou-se para Parauapebas (PA) com a família em 1984, com apenas dois anos de idade. Trabalhou como garçom e como era um garoto muito comunicativo, com apenas 16 anos, ingressou na área da comunicação, após ser convidado para fazer um vídeo institucional para a então prefeita Bel Mesquita. Após este trabalho, recebeu convite para ir trabalhar no SBT Parauapebas. Na emissora, foi auxiliar de câmera do experiente cinegrafista João Filho, o Pezão, com quem aprendeu e desenvolveu habilidades na produção de imagens. Tornou-se cinegrafista e depois atuou na Assessoria de Comunicação da prefeitura e na TV Band Parauapebas. Em 2008, fundou junto com o amigo Ednan Costa, a HD Produções. A empresa tornou-se referência na produção audiovisual na região, com trabalhos realizados tanto para o setor público quanto privado.
Mín. 23° Máx. 35°