O Instituto de Pesquisa Doxa publicou nesta quinta-feira (05/09) a quarta pesquisa oficial registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no município de Parauapebas.
A disputa pelo cargo máximo do Executivo continua a todo vapor com quatro candidatos no páreo. Dois deles, 1º e 2º lugar nas pesquisas de intenção de votos, são colegas de parlamento e vêm a cada sessão trocando farpas públicas.
No levantamento divulgado hoje, o vereador Aurélio Goiano (AVANTE) segue liderando a corrida eleitoral com 41,5% das intenções de voto. O segundo colocado é o vereador do União Brasil, Rafael Ribeiro, que vem com 27,7%. Dr. Felipe (PL) ficou com 13,4%. Graziele Ribeiro (PSD) ficou com 4,0%.
A pesquisa também avaliou o governo do prefeito Darci Lermen, do governador Helder Barbalho e do presidente Lula.
A pesquisa DOXA está registrada no TRE sob o nº PA-06976/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 4.1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Doxa realizou a pesquisa entre os dias 26 a 29 de agosto de 2024 com uma amostra de 600 entrevistas.
Começa a diminuir o índice de indecisos da espontânea
Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de candidatos, Aurélio Goiano (Avante) aparece com 27,0%. O vereador Rafael Ribeiro (União) vem com 21,6% das intenções de voto. Dr. Felipe (PL) ficou com 3,6%. Os votos flutuantes somam 46,0%.
Na estimulada Aurélio Goiano vem na frente seguido por Rafael Ribeiro
Quando se estimulam os nomes dos candidatos ao eleitor, o vereador Aurélio Goiano (AVANTE) vai para 41,5% das intenções de voto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ribeiro (UB) alcança 27,7%. O Dr. Felipe (PL) vem com 13,4%; Graziele (PSD) atingiu apenas 4,0%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 13,4%.
Votos válidos
Válidos que é como a justiça eleitoral trabalha o resultado das eleições. Para se chegar aos votos válidos retiram-se os brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos nominais. Aurélio Goiano alcançou 47,9% dos votos válidos. Rafael Ribeiro atingiu 32,0%. Dr. Felipe ficaria com 15,5% e Graziele, 4,6%. Isso significa que se a eleição fosse hoje, o segundo turno seria disputado entre Aurélio Goiano e Rafael Ribeiro.
Rejeição dos candidatos
Em se tratando de rejeição, Rafael Ribeiro é rejeitado por 21,0% dos eleitores de Parauapebas. Por sua vez, 18,2% rejeitam Aurélio Goiano. Graziele é rejeitada por 11,4%; Dr. Felipe tem rejeição de 7,3%. Outros 23,0% não rejeitam nenhum dos candidatos; enquanto 19,1% não se manifestaram.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
DADOS DA PESQUISA
Mín. 25° Máx. 38°