Investir no reforço do efetivo e fortalecer a segurança pública estadual estão entre as prioridades do Governo do Pará, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que realiza o maior concurso público da história da corporação, com mais de 1.900 vagas. O investimento em concurso para ampliação do efetivo reflete a valorização dos servidores e o compromisso do atual Governo com a reestruturação da instituição e a qualidade dos serviços disponíveis para a população.
“A nossa profissão é um sacerdócio, salva vidas. Os militares em formação vão continuar honrando a nossa corporação, e vão exercer uma das atividades mais nobres que existe, com empatia, valorização da vida, dignidade do ser humano, seja nas ações específicas, proteção e defesa civil, na ajuda humanitária, na resposta a desastres ou na gestão de riscos”, destaca o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jayme Benjó.
Formatura de novos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará
Em 2022, o Corpo de Bombeiros publicou o edital do primeiro concurso promovido pela atual gestão, com 405 vagas disponíveis para o Curso de Formação de Praças. Mais de 23 mil candidatos realizaram a prova. A aula inaugural ocorreu em março de 2023, com as presenças dos aprovados e familiares, durante cerimônias realizadas em Belém, Marabá (no sudeste) e Santarém (no oeste). Em novembro do ano passado, após o período de formação, houve a formatura de 387 novos praças, um aumento de 20% no efetivo.
Divisor de águas- Formada no último curso de praças dos Bombeiros, a soldada Evelyn Waughan ressalta que passar no concurso da corporação foi um divisor de águas em sua vida. “Posso dizer que realizei sonhos, mudei de vida financeiramente e sou uma pessoa melhor, com outras perspectivas. As experiências que já vivi na corporação me tornaram mais forte, física e psicologicamente, e me impulsionam a servir à população da melhor forma possível”, afirma a militar.
Ainda em 2023, foi anunciado o novo concurso para a corporação, com 1.943 vagas, sendo 120 para oficiais e 1.823 para formação de praças. Em janeiro deste ano, mais de 20 mil candidatos fizeram a prova para praça e 3,6 mil para oficiais. Todas as etapas do concurso, incluindo a prova, foram realizadas nos municípios de Altamira, Belém e Região Metropolitana, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. O concurso está em andamento.
Mín. 22° Máx. 33°