31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS CASO HGP

Vereadores recebem secretário e equipe técnica da secretaria de saúde para tratar sobre a qualidade dos atendimentos prestados à população de Parauapebas

O secretário municipal de Saúde, Alan Palha, e o diretor da Aselc, Yuri Braga, foram convidados a ir à CMP para prestar esclarecimentos sobre as mortes recentes de crianças no HGP, as quais familiares acusam a unidade de saúde de negligência nos atendimentos.

18/04/2024 às 18h34 Atualizada em 18/04/2024 às 18h41
Por: Redação Fonte: Nayara Cristina/AscomLeg
Compartilhe:
Vereadores recebem secretário e equipe técnica da secretaria de saúde para tratar sobre a qualidade dos atendimentos prestados à população de Parauapebas

O presidente da Casa de Leis, Rafael Ribeiro, e os vereadores Zé do Bode, Francisco Eloecio, Josivaldo da Farmácia, Eliene Soares, Anderson Moratorio, Leandro do Chiquito, Josemir Silva, Joel do Sindicato, Léo Márcio, Luiz Castilho, Elias da Construforte, Israel Miquinha e Zacarias Marques se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc), Organização Social de Saúde (OSS) que administra o HGP.

O secretário municipal de Saúde, Alan Palha, e o diretor da Aselc, Yuri Braga, foram convidados a ir à CMP para prestar esclarecimentos sobre as mortes recentes de crianças no HGP, as quais familiares acusam a unidade de saúde de negligência nos atendimentos. Braga afirmou que os casos estão sendo investigados.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na ocasião foram apresentadas estatísticas sobre óbitos infantis nos últimos quatro anos em Parauapebas: em 2021 foram registrados 73 mortes; em 2022 ocorreram 58; em 2023 foram 37 e 10 mortes neste ano de 2024.

A equipe técnica da Semsa informou que a questão dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo para recém-nascidos, UTI Neonatal, é um problema enfrentado pela Saúde pública em todo o estado, pois existem apenas seis leitos no Pará. Entretanto, nos próximos 90 dias deve ser implantada uma UTI Neonatal no HGP.

Os vereadores também cobraram informações sobre a superlotação e a infraestrutura do HGP. O secretário Alan Palha relatou que o HGP tem funcionado como um hospital regional, pois além de Parauapebas, recebe pacientes vindos de outros municípios, o que acaba resultando em uma alta demanda por atendimentos médico-hospitalares.

Respostas
A Semsa verificará a viabilidade jurídica para implantar uma comissão da Semsa, que atue dentro do HGP, fiscalizando os atendimentos, bem como a gestão dos recursos financeiros repassados pela prefeitura para a OSS.

O presidente da Câmara enfatizou que a Casa e os vereadores estão comprometidos na busca por soluções para os problemas enfrentados pela população no âmbito da saúde em Parauapebas.

“Além de buscar identificar a raiz do problema, vamos buscar a solução dele, para que não aconteça novamente. Vamos seguir vigilantes, atentos e acima de tudo marcando o posicionamento da Câmara Municipal de Parauapebas dentro daquilo que é a nossa atribuição parlamentar”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio