21°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Câmara de Parauapebas aprova três projetos de lei voltados para proteção de animais

Os projetos que criam Agosto Caramelo, uma campanha de proteção animal no transporte público e o encontro para prevenção Leishmaniose foram aprovados e já estão sendo avaliados pelo Executivo, que tem o poder de sancionar ou vetar as pautas.

Redação
Por: Redação Fonte: Nayara Cristina
30/10/2023 às 12h00
Câmara de Parauapebas aprova três projetos de lei voltados para proteção de animais

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) realizada na terça-feira (24), três importantes projetos de lei para proteção dos animais foram aprovados pelos vereadores.  As matérias são de autoria de Josivaldo da Farmácia (PP), Eliene Soares (MDB) e Zé do Bode (MDB).

Agosto Caramelo

O Projeto de Lei nº 38 /2023, institui no âmbito municipal a campanha “Agosto Caramelo” dedicada a ações de conscientização contra o abandono de animais.

Continua após a publicidade
Anúncio

A proposição, que recebeu duas emendas para adequação do texto, tem como objetivo desestimular o abandono de cães e gatos em Parauapebas e deverá ser realizada todos os anos no mês de agosto, período em que é comemorado o Dia Mundial do Cão. A campanha terá como mascote o vira-lata caramelo, como forma de homenagem a sub-raça mais popular do Brasil.

O projeto prevê que durante o “Agosto Caramelo” sejam realizadas palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas em mídias sociais e meios de comunicação com informações sobre o abandono de animais e ações educativas sobre o tema em escolas, universidades e entidades de proteção animal.

Proteção animal no transporte público

Já o Projeto de Lei nº 181/2023, dispõe sobre a veiculação de mensagens educativas de conscientização sobre proteção animal no transporte público coletivo no município.

De acordo com a proposição, toda e qualquer modalidade de transporte público coletivo em funcionamento em Parauapebas deve veicular mensagens educativas de conscientização sobre proteção animal, e tal publicidade deve seguir as seguintes diretrizes: incentivo à adoção de animais; prevenção e combate a maus-tratos, informando meios para denunciar; promoção dos bons-tratos e divulgação dos cuidados básicos que devem ser proporcionados aos animais; incentivo à castração como forma de controle populacional e prevenção de doenças, crueldades e abandono; informação sobre a caracterização da ocorrência de maus-tratos, explicando quais condutas podem ser consideradas como crime.

Encontro para prevenção Leishmaniose

Por fim, o Zé do Bode (MDB) apresentou o Projeto de Lei nº 190/2023, que institui o Encontro Municipal de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral em Parauapebas, a ser realizado anualmente na segunda semana de setembro, passando assim a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

De acordo com o vereador, a proposição tem “a finalidade de promover ações educativas, políticas públicas de controle e combate da doença bem como explicar como ocorre a sua transmissão”.

A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença transmitida aos seres humanos pela picada de mosquitos flebotomíneos infectados, também conhecidos como "mosquito-palha".

“A prevenção e o controle da leishmaniose visceral envolvem uma combinação de medidas voltadas para reduzir a exposição às picadas de mosquitos e controlar a população de vetores”, informou Zé do Bode.

O vereador destacou ainda que a proposta não gerará impactos financeiros, “visto que a campanha supracitada poderá ser englobada em outro tipo de campanha já existente acerca do tema, podendo ser custeada com recursos financeiros já existentes, observando a regra prevista nas normas vigentes”.

Aprovação

Os três projetos de lei foram aprovados por unanimidade em plenário e enviados para sanção do prefeito Darci Lermen.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CASAL INCRÍVEL 2024 Há 1 dia

300 corredores celebram o amor e parceria durante 5ª edição da Corrida Casal Incrível em Parauapebas

Casais de todas as idades, com diferentes níveis de condicionamento físico, vestiram suas camisetas, calçaram seus sapatos e encararam a distância, o cansaço com uma boa dose de ânimo do parceiro para não desistir. 

DESCASO TOTAL Há 1 semana

Equipe de transição de Aurélio Goiano encontra SEMAS em estado de abandono

Foram identificadas infraestruturas deterioradas, prédios abandonados, ausência de materiais básicos, déficit de profissionais nas equipes e outros problemas.

CORTE NO ICMS Há 1 semana

STF deve julgar, a partir de sexta (6), ação de Parauapebas contra derrubada de ICMS

Lei aprovada no final de 2023 pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) altera base de cálculos que, na prática, retira mais de R$ 500 milhões por ano da arrecadação de Parauapebas.

PARCERIA Há 2 semanas

Aurélio Goiano e comitiva visitam Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá em Belém

A comitiva do prefeito eleito esteve em Belém, onde na oportunidade participou do Encontro de prefeitas e prefeitos eleitos, promovido pelo Governo do Estado do Pará e do Simpósio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

ENTENDA Há 2 semanas

Parauapebas enfrenta crise no SAAEP com falta de materiais, equipamentos básicos e recursos financeiros

A falta de recursos, materiais e equipamentos essenciais está comprometendo a continuidade da produção de água e colocando em risco o funcionamento de serviços básicos para a comunidade.