22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ É DO PARÁ

Alepa aprova obra musical de Dona Onete como Patrimônio Cultural do Pará

Com mais de 300 composições, entre carimbós e boleros, Dona Onete tem canções gravadas por artistas paraenses corno Gaby Amarantos e Aíla e tem chamado atenção de produtoras na Europa.

11/09/2023 às 12h52
Por: Redação Fonte: Alepa
Compartilhe:
Alepa aprova obra musical de Dona Onete como Patrimônio Cultural do Pará

Com aprovação unânime, os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, na manhã desta quarta-feira (06), o Projeto de Lei nº 54/2023, do deputado Elias Santigo, que declara a Obra Musical da Artista Dona Onete como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará.

Marajoara, nascida no município de Cachoeira do Arari em 18 de junho de 1939, Dona Onete, nome artístico de Ionete da Silveira Gama, cantora, compositora e poetisa, fala e estuda sobre os sons amazônicos. A música popular, divertida e sofisticada, produzida pela artista e sua banda atrai diversos públicos. Seu carisma traz a combinação de referências indígenas, negras e caribenhas.

A artista foi secretária de cultura e fundadora de grupos de danças folclóricas e música regional, como o "Canarana", e agremiações carnavalescas. Professora de História durante 25 anos, seu sonho sempre foi viver de música. Após se aposentar, dona Onete seguiu carreira artística. Em 2012, Dona Onete gravou e lançou seu primeiro CD, a maioria de boleros e carimbó. A partir daí produtoras estrangeiras começaram a se interessar pela cantora, em países como Portugal, França e Inglaterra.

Continua após a publicidade
Anúncio

Presença fixa da Terruá Pará, Dona Onete gravou e lançou seu primeiro álbum, a música-título "Feitiço Caboclo", aos 73 anos. A artista lançou também "Jamburana", "Moreno Morenado" e "Proposta Indecente", produzidas pelo músico Marco André. "Feitiço Caboclo" ganhou a internet e fez Dona Onete ganhar o mundo.

"Dona Onete foi a pioneira por quebrar preconceitos na cena musical brasileira ao ser proclamada 'rainha do carimbó'. Interferiu no machismo que faz parte da história desse gênero musical, ao abordar o tema da sedução em suas composições, rompeu o tabu sobre a vida sexual dos idosos", aponta o deputado Elias Santiago, na justificativa do Projeto de Lei.

Com mais de 300 composições, entre carimbós e boleros, Dona Onete tem canções gravadas por artistas paraenses corno Gaby Amarantos e Aíla e tem chamado atenção de produtoras na Europa. Em julho de 2017, Dona Onete foi capa da maior revista de world music no mundo, a Songlines, e fez sua quarta turnê na Europa passando por grandes festivais corno Rudolstadt Festival na Alemanha, Zwarte Cross na Holanda, WorldWide Festival em Sete - França (do renomado DJ e produtor Gilles Peterson). Nos meses de junho/julho, foi a única artista brasileira a integrar o World Music Charts Europe Top 20 com a faixa "Banzeiro" e no mês de agosto, esta mesma música alcançou o primeiro lugar. Em 2018 fez mais duas turnês europeias incluindo Ásia e lançou seu primeiro DVD ao vivo, além de shows por todo Brasil, palestras e workshops.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
BELÉM - PA
BELÉM - PA
Sobre o município A cidade exerce significativa influência como metrópole regional, abrangendo mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes e históricas fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o: Theatro da Paz, Museu Emílio Goeldi, Parque Mangal das Garças, Mercado do Ver-o-Peso e eventos culturais e religiosos de grande repercussão como o Círio de Nazaré.
Parauapebas, PA Atualizado às 04h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 24°C 21°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 31°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 25°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio