22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS PROSAP

Prefeitura inicia obras de esgotamento sanitário no entorno do Igarapé Ilha do Coco

As obras executadas pelo Prosap elevarão a taxa de coleta e tratamento de água de 8% para 70%, colocando o município entre os 100 mais bem saneados do país.

29/08/2023 às 13h46
Por: Redação Fonte: Nara Moura com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e do Portal Saneamento Básico
Compartilhe:
Prefeitura inicia obras de esgotamento sanitário no entorno do Igarapé Ilha do Coco

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), dentre os serviços que compreendem o saneamento básico, está a coleta e o tratamento de esgotos. Visando melhorar a prestação desse tipo de serviço, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), deu início às novas obras do Projeto Igarapé Ilha do Coco que beneficiarão moradores dos bairros Liberdade I, União e Rio Verde.

Quem passa entre os bairros Rio Verde e União, especificamente na continuação da Rua 16, já observa uma movimentação intensa de máquinas. “Nesta etapa das obras do Igarapé Ilha do Coco, nós teremos diversas intervenções com foco no saneamento básico. Teremos a criação de um sistema viário juntamente com um parque linear, que trará mais mobilidade urbana e segurança para a população que mora nessa região”, explica o engenheiro civil do Prosap e fiscal da obra, Eduardo Moraes.

O engenheiro também informa que haverá a implantação de microdrenagem nas ruas próximas ao igarapé e obras de macrodrenagem no próprio Ilha do Coco.

Continua após a publicidade
Anúncio

“No que tange ao sistema de esgotamento sanitário, nós teremos a implantação de um coletor tronco, redes coletoras de esgoto, linhas de recalque e a construção de uma estação elevatória de esgoto”, esclarece Moraes.

O engenheiro explica, ainda, que a linha de recalque se trata de um conjunto de tubulação, acessórios e conexões que têm a função de transportar os esgotos de um ponto baixo para um ponto mais alto, tendo o seu início em uma estação elevatória de esgoto. A estrutura fará com que, por meio de bombeamento, os efluentes (resíduos domésticos) sejam transportados do ponto mais baixo, a Estação Elevatória do Primavera, para o mais alto que será a Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Verde.

Obras

Para além do esgotamento sanitário, com a instalação de 12,5 km de rede coletora de esgoto domiciliar, as obras compreendem também a construção de uma estação elevatória de esgoto; implantação de linhas de recalque que possibilitarão a desativação de três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), localizadas nos bairros Primavera e União; criação de vias; instalação de microdrenagem e a construção de um parque linear. As infraestruturas são cruciais para a ampliação da coleta e tratamento de esgoto em Parauapebas.

De acordo com o Portal Saneamento Básico, o conjunto dessas infraestruturas, equipamentos e serviços formam o sistema de esgotamento sanitário que tem o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e, com isso, evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos, após o seu lançamento na natureza. 

Social

Priorizando o respeito à comunidade, antes da execução das obras, o Prosap, por meio da sua equipe social, realiza ações para informar os moradores sobre o início das obras. Nesta nova etapa de obras, os moradores também receberam panfletos com esclarecimentos.

“As ações sociais iniciam, anteriormente, às intervenções de obras. Todo o trabalho de mapeamento dessas famílias em torno das obras já foi executado, assim como também a mobilização dessas famílias”, diz Anne Amorim, assistente social do Prosap, referindo a esta nova etapa de obras.

Anne informa que todas as famílias da área foram identificadas e mapeadas. “É importante ressaltar que o Prosap prioriza o respeito com essas famílias e, por isso, a equipe social ficará presente em campo durante todo o período de execução das obras, para ouvir a comunidade”, explica Anne.

Por meio do Mecanismo de Resoluções e Queixas (MRQ) no WhatsApp 99973-0476, canal de comunicação exclusivo para atender às demandas decorrentes das obras, as comunidades beneficiadas pelas obras do programa de saneamento podem esclarecer suas dúvidas e solicitar serviços.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 06h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 27°

Ter 30°C 22°C
Qua 32°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio