23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

REGIONAL CHEIA DOS RIOS

Mais de 800 famílias ainda estão fora de suas casas em Marabá devido a enchente

Com rio Tocantins ainda acima dos 11 metros, são muitas casas ainda submersas.

26/03/2022 às 10h42 Atualizada em 29/03/2022 às 09h46
Por: Redação Fonte: Correio de Carajás
Compartilhe:
| Reprodução
| Reprodução

O nível do Rio Tocantins continua a recuar lentamente e, no final da tarde desta sexta-feira (25), a régua hidrometeorológica registrava 11,24 metros acima do normal, ou 7 centímetros a menos do que no início do dia. Des o último dia em que apresentou aumento de volume, em 20 de março (11,47), o recuo foi de 23 centímetros. Apesar disso, em bairros mais baixos, como a Santa Rosa, na Marabá Pioneira, ruas inteiras continuam com casas submersas.

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil mantém o monitoramento dos rios Tocantins e Itacaiúnas em Marabá, analisando as informações que chegam de outras regiões à montante dos rios, como nos estados do Tocantins e Maranhão.

Marcos Andrade, assessor da Defesa Civil, informa que há previsão de baixa para os próximos dias, porém, ainda é preciso manter o alerta, pois ainda estamos no período de chuvas na região. “As previsões são de baixa, mas continua chovendo muito nas cabeceiras, e é preciso ficar em alerta e acompanhar o ritmo do nível das águas”, informa.

Continua após a publicidade
Anúncio

 Defesa Civil mantém o atendimento às famílias, que estão nos abrigos e esta semana, no período de 22 a 24, foram distribuídas, com apoio do Exército e Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, 820 cestas básicas de alimentos nos 23 abrigos, mantidos pela Prefeitura de Marabá em todos os núcleos.

“Durante o trabalho de recadastramento das famílias desabrigadas, observamos que 230 famílias retornaram para suas residências mesmo sem a orientação da Defesa Civil. Nós tínhamos 1.050 famílias cadastradas e esse número recuou para 820, mas o atendimento continua”, declarou Marcos Andrade.

A Defesa Civil informa que este não é o melhor momento para o retorno das famílias, pois mesmo com a baixa no nível do rio é preciso realizar a limpeza das áreas afetadas e também a higienização de ruas e praças. “Somente depois do mutirão de limpeza e quando o nível do rio atingir a cota abaixo de 8 metros, é que podemos orientar o retorno das famílias”, informou Marcos Andrade. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 23h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 29°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 27°C 22°C
Ter 25°C 22°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio