29°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS SAÚDE

Secretário de Saúde de Parauapebas é exonerado em meio a polêmica sobre fechamento do Pronto Socorro

Gilberto Laranjeiras não é mais titular da Semsa. Saída dele se deu em meio a crise provocada por demissões de servidores.

19/05/2023 às 15h46 Atualizada em 19/05/2023 às 16h03
Por: Redação
Compartilhe:
Secretário de Saúde de Parauapebas é exonerado em meio a polêmica sobre fechamento do Pronto Socorro

Gilberto Regueira Alves Laranjeiras foi exonerado do cargo que secretário municipal de Saúde de Parauapebas pelo prefeito Darci Lermen após uma crise na saúde do município tomar conta das redes sociais nesta sexta-feira (19).

Os moradores da Capital do Minério foram surpreendidos logo durante a manhã com o fechamento do Pronto Socorro do Hospital Municipal e de uma Unidade Básica de Saúde. A orientação para os pacientes, até então, era buscar atendimento na UPA, no bairro Cidade Jardim.

A repercussão caiu feito uma bomba e o Sindicato dos Serviços Públicos emitiu um ofício e representantes do órgão foram pessoalmente ao hospital cobrar uma explicação.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ainda no início da manhã foram feitas as primeiras tratativas e o secretário adjunto de Saúde, Paulo Vilarinhos veio a público nas redes sociais amenizar a situação dizendo o problema estava sendo sanado e negou o fechamento total do Pronto Socorro.

No início da tarde foi divulgado o decreto assinado pelo prefeito exonerado Gilberto Laranjeiras da gestão da Semsa.

A exoneração do titular aconteceu depois da demissão de cerca de 500 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem e outros ligados a saúde, devido a ação civil pública assinada pela juiz Lauro Fontes Junior determinando um enxugamento na folha de pagamentos da prefeitura de Parauapebas. Porém, na mesma decisão o magistrado deixou claro que as atividades-afins das secretárias de saúde e educação deveriam ser poupadas.

Junto com a notícia da exoneração do secretário, a prefeitura de Parauapebas divulgou uma nota informando que as demissões dos servidores da saúde foram anuladas através de uma portaria assinada pelo prefeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 17h27 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 27°

Sáb 29°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 28°C 22°C
Ter 29°C 22°C
Qua 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio