25°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

POLÍTICA ALEPA

Deputados estaduais empossados realizam 1ª sessão ordinária de 2023 nesta terça-feira

A Sessão de Instalação dos trabalhos foi destinada aos oradores para falarem sobre os assuntos que acharem pertinentes.

07/02/2023 às 15h36
Por: Redação Fonte: Alepa
Compartilhe:
Foto: Celso Lobo/Alepa
Foto: Celso Lobo/Alepa

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizam, nesta terça-feira (07), a primeira sessão ordinária da 61ª Legislatura, iniciada com a posse dos 41 parlamentares no último dia 1º de fevereiro. O encontro, que não será deliberativo, é uma Sessão de Instalação dos trabalhos, onde o tempo será destinado aos oradores, para falarem sobre os assuntos que acharem pertinentes.

Vale lembrar que a contagem das legislaturas foi modificada com a aprovação do Novo Regimento Interno da Alepa, votado no dia 20 de dezembro de 2022, a última sessão do ano passado. A nova forma conta desde a época do Império. Até 2022, o Regimento contabilizava as legislaturas pós 2° Guerra.

A alteração consta no Título X, Disposições Finais, do Novo Regimento Interno, disponível no Portal da Alepa. De acordo com o Art. 349, "A Mesa, na designação da legislatura pelo respectivo número de ordem, tomará por base a que se iniciou em 1838, concluída em 1839, como o primeiro mandato legislativo cumprido por Deputados eleitos".

Continua após a publicidade
Anúncio

Na época, o Parlamento era denominado Assembleia Legislativa Provincial do Pará, devido ao art. 1° do Ato Adicional de 1834, que criou as Assembleias Legislativas Provinciais, em substituição aos Conselhos Gerais das Províncias que haviam sido instituídos pela Constituição Imperial, outorgada em 1824. Ou seja, a legislatura de 2023 a 2027 é considerada a 61ª (sexagésima primeira) da ordem geral de legislaturas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
BELÉM - PA
BELÉM - PA
Sobre o município A cidade exerce significativa influência como metrópole regional, abrangendo mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes e históricas fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o: Theatro da Paz, Museu Emílio Goeldi, Parque Mangal das Garças, Mercado do Ver-o-Peso e eventos culturais e religiosos de grande repercussão como o Círio de Nazaré.
Parauapebas, PA Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sex 30°C 22°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 27°C 22°C
Ter 25°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio