22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ CÍRIO 2022

Detran inicia Operação Círio 2022 nesta quinta-feira (6) com mais de 230 agentes

O trabalho iniciou nas primeiras horas desta quinta-feira (6) com o apoio aos romeiros que trafegam na BR-316 rumo a Belém para festividade

06/10/2022 às 15h00
Por: Redação
Compartilhe:
Detran inicia Operação Círio 2022 nesta quinta-feira (6) com mais de 230 agentes

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, nesta quinta-feira (7), a Operação Círio 2022. Este ano mais de 230 agentes de fiscalização atuarão nas principais procissões da festividade nazarena. A operação iniciou nas primeiras horas do dia com apoio aos romeiros que trafegam na BR-316 rumo a Belém. O trabalho segue intensivamente amanhã (7), quando ocorre o traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré de Belém para Ananindeua. O Detran estará presente do início ao fim da romaria prestando suporte operacional à Polícia Rodoviária Federal. Uma viatura e 24 motocicletas do órgão atuarão para garantir a segurança viária dos participantes ao longo do trajeto.

A operação continuará no sábado, quando novamente a equipe de fiscalização acompanhará a Romaria Rodoviária de Ananindeua até Icoaraci. O trajeto costuma ser acompanhado por centenas de veículos, bicicletas e motocicletas. O trabalho consiste em desobstruir vias, fechar cruzamentos e orientar o trânsito para evitar acidentes e garantir a fluidez da procissão.

Ainda no sábado, o Detran atua preventivamente e ostensivamente na barreira da “Moto Romaria”, sendo um dos principais destaques da atuação do órgão durante toda a programação. O objetivo é garantir a segurança dos promesseiros e inibir infrações de trânsito nas vias que antecedem a procissão, principalmente o uso de escapamento irregular e barulhento, condutores sem capacete, veículo com excesso de passageiro (principalmente crianças no tanque de combustível), conduzir veículo sem placa ou com a placa parcialmente ou totalmente coberta, veículo realizando manobras perigosas e conduzir sob influência de álcool. A bareira de contenção será realizada na avenida Marechal Hermes com avenida Visconde de Souza Franco. O teste do etilômetro (determina se existe concentração de álcool no organismo dos condutores será aplicado), se necessário, ao longo da operação.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, o aumento no rigor da fiscalização este ano é necessário para evitar situações anteriores que podem colocar em risco a vida dos romeiros. “A fiscalização atende a um pedido da diretoria do Círio e da Polícia Militar para que a Moto Romaria possa ocorrer com a máxima segurança para quem está na procissão pagando suas promessas”, explica Feitosa.

Além disso, os agentes também farão, como de costume, a interdição das vias de acesso à Moto Romaria, Transladação e Círio. O bloqueio das vias iniciará às 6h de sábado, e as vias serão reabertas somente ao final do Círio, no domingo. O acesso será permitido somente aos moradores da área, mediante apresentação do comprovante de residência.

A equipe de educação de trânsito também atua no Círio deste ano com ações educativas em pontos estratégicos de movimentação de turistas, como aeroporto, porto hidroviário e BR-316. As ações educativas iniciaram na última quarta-feira (5) e seguem até amanhã (7).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
BELÉM - PA
BELÉM - PA
Sobre o município A cidade exerce significativa influência como metrópole regional, abrangendo mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes e históricas fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o: Theatro da Paz, Museu Emílio Goeldi, Parque Mangal das Garças, Mercado do Ver-o-Peso e eventos culturais e religiosos de grande repercussão como o Círio de Nazaré.
Parauapebas, PA Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 25°C 22°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio