22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ 7 MIL VAGAS

UFPA lança edital para Processo Seletivo 2023

Serão ofertadas mais de 7 mil vagas distribuídas entre os 192 cursos da Universidade.

04/10/2022 às 15h16 Atualizada em 04/10/2022 às 15h20
Por: Redação Fonte: G1 PA
Compartilhe:
UFPA lança edital para Processo Seletivo 2023

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou nesta terça-feira (4), o edital do Processo Seletivo 2023 (PS UFPA 2023) para o ingresso de estudantes nos cursos de graduação presenciais. São ofertadas 7.188 vagas, acrescidas de 192 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD), em 192 cursos nos 12 campi da instituição. Ao todo são 7.380 vagas.

Para participar da seleção, os estudantes interessados deverão ter inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2022. As inscrições para o PS UFPA 2023 serão abertas às 14h do dia 6 de outubro até as 23h59 do dia 18 de novembro de 2022, por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS). O valor da taxa de inscrição é R$ 100 e deverá ser paga, por meio de boleto bancário, até o dia 16 de dezembro de 2022.

Neste ano, a UFPA disponibiliza os seguintes canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas: WhatsApp: (91) 3201-7266, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e-mail: atendimento.ceps@ufpa.br; telefone (91) 3201-7266; e atendimento presencial, nos mesmos dias e horários.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Saiba quem tem direito à isenção da taxa de inscrição

Aos estudantes que cursaram todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública, a isenção da taxa de inscrição é concedida automaticamente. Já aqueles que foram bolsistas integrais em escola da rede privada poderão solicitar a isenção, anexando o comprovante da condição ao final da inscrição. A informação sobre a concessão ou não da isenção da taxa de inscrição estará disponível para consulta a partir de 29 de novembro de 2022.

 

Estudantes de outros estados do Norte podem solicitar bônus

Quem tiver cursado todo o ensino médio, na modalidade presencial (mesmo que com períodos de ensino remoto emergencial), em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), poderá solicitar um bônus de 10%, no ato da inscrição, sobre a nota obtida no Enem 2022. Se classificado, no momento da habilitação, o candidato terá que comprovar a condição, sob o risco de perder a vaga.

 

UFPA mantém Sistema de Cotas

A UFPA seguirá adotando o Sistema de Cotas, com vagas ofertadas sendo distribuídas conforme a legislação vigente.

Metade das vagas é de ampla concorrência (direcionada a todos os candidatos) e a outra metade é direcionada a estudantes de escolas públicas (Cota Escola), com percentuais específicos para estudantes de baixa renda (Cota Renda), pessoas negras de cor preta, negras de cor parda e indígenas (Cota PPI), e pessoas com deficiência (Cota PcD). Ainda há a oferta de uma vaga adicional destinada a estudantes com deficiência em cada oferta de curso (Cota PcD Adicional).

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela concorrência ou não a cada tipo de cota, conforme o perfil.

Os estudantes que forem classificados no processo seletivo em vagas de cotas precisarão comprovar, no momento da habilitação ao vínculo institucional, as condições que lhe garantem o direito à cota.

Estudantes classificados em Cota Escola terão que comprovar ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também têm direito à Cota Escola quem obteve certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenha frequentado o ensino médio em escola privada.

Já candidatos classificados em Cota Renda precisarão comprovar ter renda familiar bruta (sem descontos) mensal inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.

Estudantes classificados em Cota PPI serão convocados para validação da condição autodeclarada de pessoa negra de cor preta, negra de cor parda ou indígena por Banca de Heteroidentificação e Banca de Verificação da Autodeclaração Indígena.

Candidatos classificados em Cota PcD também passarão por avaliação da Banca Multiprofissional de Verificação PcD.

No site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) está disponível a relação de documentos obrigatórios para comprovação da condição em cada tipo de cota. Para a habilitação do PS 2023, os estudantes só terão que comprovar a condição da vaga efetivamente ocupada, ainda que tenham realizado a inscrição em outro perfil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 25°C 22°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio