23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Cinco indígenas são eleitos para a Câmara dos Deputados

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados A futura deputada Sônia Guajajara (C) e a atual parlamentar Joenia Wapichana (D) Foram eleitos cinco indígen...

03/10/2022 às 19h00
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
A futura deputada Sônia Guajajara (C) e a atual parlamentar Joenia Wapichana (D) - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
A futura deputada Sônia Guajajara (C) e a atual parlamentar Joenia Wapichana (D) - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Foram eleitos cinco indígenas nas eleições de 2022 para a Câmara dos Deputados.

Entre eles, Sônia Guajajara, que foi eleita pelo Psol de São Paulo e recebeu 156.966 votos. Guajajara é formada em Letras e Enfermagem e é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil. Foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Guilherme Boulos em 2018.

Já a professora ativista indígena Célia Xakriabá foi eleita pelo Psol de Minas Gerais com 101.154 dos votos. Sua pauta é a defesa dos territórios indígenas e de ações que atenuem as mudanças climáticas. Foi da primeira turma de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013.

Continua após a publicidade
Anúncio

A atual deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), a primeira mulher indígena eleita para a Câmara, não conseguiu a reeleição.

Confira os indígenas eleitos:

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 23h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 29°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 27°C 22°C
Ter 25°C 22°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio