30°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Tecnologia Tecnologia

Nova CNH pretende combater fraudes e ampliar o uso da CNH Digital

A nova CNH traz atualizações em sua versão física e também digital.

05/07/2022 às 20h00
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A nova versão da Carteira Nacional de Motorista (CNH), começou a ser emitida desde primeiro de junho de 2022, data que entrou em vigor. A partir deste marco, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) precisam estar aptos a expedir a nova CNH.  

Embora o documento já esteja válido para aqueles que renovaram ou emitiram a primeira ou segunda via da habilitação a partir da data vigente, os condutores que expediram a Carteira até o dia 31 de maio de 2022 não serão afetados ou obrigados a aderirem à novidade, portanto, a transição para a Nova CNH será feita de forma gradual.

As atualizações recém-chegadas atendem aos requisitos internacionais de identificação, para que condutores brasileiros em solo estrangeiro possam ser facilmente identificados, além de que a nova versão traz traduções para as línguas espanhola e inglesa e possui código internacional, o mesmo usado em passaportes. O combate à fraude foi um dos alvos da Nova CNH, contando com inúmeras alterações gráficas, semelhantes às feitas com notas de dinheiro, a fim de dificultar possíveis falsificações. O documento também identificará permissões para dirigir, através das letras “P”, provisória, e “D” definitiva.

Continua após a publicidade
Anúncio

Junto às últimas mudanças, a partir de agora o condutor que está em processo de aquisição da Nova CNH poderá optar por qual formato deseja adquirir o documento, seja ele físico, digital ou ambos. A versão digital é encontrada no aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito (CDT) disponível nas lojas dos sistemas iOS e Android. É válido ressaltar que a Carteira Digital de Trânsito possui os mesmos dados e efeitos da CNH física e pode ser apresentada offline, ou seja, não é necessário acesso à internet para consultá-la, apenas para cadastrá-la. 

Para efetuar o cadastro da versão digital da habilitação, basta acessar o QR Code presente no verso do documento físico ou solicitar diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, sem precisar comparecer ao Detran.

Atualmente, a CNH Digital conta com mais de 35 milhões de condutores cadastrados e pode ter um crescimento significativo com a Nova CNH, pois, segundo Ana Cecília, Gerente Comercial do SuperPrático, “enquanto a Nova CNH traz elementos gráficos que dificultam fraudes e falsificações no documento físico, a CNH Digital permite que o condutor tenha seu documento no seu smatphone e conte com mais dispositivos de segurança, já que para acessar o documento é necessário ser o portador titular da habilitação”. 

A validade da Carteira e sua realização não sofreram alterações. Para realizar a expedição do documento, é necessário passar pelos exames médico e psicotécnico, realizado pelo Detran local, seguido das etapas teórica e prática de direção, ambos certificados pelo SuperPrático, um produto Vsoft.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Qua 31°C 22°C
Qui 31°C 23°C
Sex 31°C 22°C
Sáb 29°C 23°C
Dom 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio