22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Senado Federal Senado Federal

Sessão do Congresso comemora Dia Nacional do Quadrilheiro Junino

O Congresso Nacional fará sessão solene na sexta-feira (8) para comemorar o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. O requerimento da sessão (REQ 10/2...

04/07/2022 às 08h50
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Festa de São João em Belo Horizonte: artistas que atuam nas festas juninas são reconhecidos por lei - Ministerio do Turismo
Festa de São João em Belo Horizonte: artistas que atuam nas festas juninas são reconhecidos por lei - Ministerio do Turismo

O Congresso Nacional fará sessão solene na sexta-feira (8) para comemorar o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. O requerimento da sessão (REQ 10/2022), assinado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e pelo deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), justifica a importância das festas juninas e de seus participantes para a vida cultural e social do país.

Para enfatizar a importância da comemoração nas diversas regiões do Brasil, o senador ressalta que está em vigor a lei que institui o dia 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (Lei 12.390, de 2011). De acordo com a norma, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.

Tradição

No projeto, Izalci cita algumas explicações para o surgimento da tradição das festas juninas. Entre elas, estão as festividades religiosas que tradicionalmente ocorriam no mês de junho para homenagear três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Continua após a publicidade
Anúncio

Alguns historiadores afirmam que as festividades juninas foram trazidas ainda no período colonial do Brasil. Durante as comemorações, características culturais foram sendo acrescentadas por diferentes culturas e povos vindos de várias partes do mundo, como as danças marcadas (que originaram as quadrilhas), os fogos de artifício e a dança de fitas.

“Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e descendentes de imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas”, afirma o senador.

Joás Benjamin sob supervisão de Patrícia Oliveira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 25°C 22°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio