24°

Neblina

Parauapebas, PA

Meio Ambiente Meio Ambiente

Acordo para iniciar as atividades do Rio Vivo no CBH - Piracicaba será assinado

A Iniciativa visa a recuperação de nascentes, promoção de melhorias e expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos

28/06/2022 às 12h51
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

Acontece na próxima quinta-feira, 30, a cerimônia de assinatura do Acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios contemplados pela Iniciativa Rio Vivo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH- Piracicaba/MG), com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e da AGEDOCE. O Rio Vivo é financiado pela cobrança pelo uso da água - instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais. O evento acontece no auditório da AMEPI em João Monlevade, às 18h30.

A Iniciativa visa a recuperação de nascentes, promoção de melhorias e expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. Estas ações serão implementadas por meio da execução de projetos em imóveis rurais localizados em microbacias de pontos de captação para abastecimento público em municípios priorizados ou hierarquizados, já selecionados.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Precisamos que cada produtor rural contemplado sensibilize e tenha consciência da importância do Rio Vivo. Com a participação efetiva de todos, nossas nascentes, áreas degradadas, áreas de recarga hídrica serão conservadas e recuperadas, é um ganho extraordinário que trará mais produção de água para o Rio Piracicaba", destaca o Presidente do CBH- Piracicaba, Jorge Martins.

O assessor da AGEDOCE, Fabiano Alves, destaca que a licitação para o Lote 2 - que corresponde ao Piracicaba já foi finalizada - e que as atividades serão retomadas em breve. "A assinatura do Acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios e o comitê é o passo principal para as atividades iniciarem nos 20 municípios. É um projeto muito importante e com grande relevância ambiental. Destaca-se que este primeiro ano de implantação da Iniciativa Rio Vivo na bacia do rio Piracicaba, serão executadas apenas ações de isolamento (cercamento) de nascentes em todos os municípios da bacia", explicou.

Oficina

Além da assinatura do Acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios contemplados pela Iniciativa Rio Vivo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH- Piracicaba/MG) que será realizado no dia 30. No dia 1º de julho (sexta-feira) a empresa Saneamb, que ganhou a licitação para a execução da iniciativa na região do Rio Piracicaba, irá realizar uma oficina de Planejamento. Na oportunidade, será apresentada uma prévia da estratégia de trabalho para realização das atividades, visando obter contribuições por parte dos representantes dos municípios para a consolidação de um planejamento mais direto.

CBH Piracicaba

Criado em 17 de fevereiro de 2000, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba-MG (CBH-Piracicaba) é um órgão colegiado, formado por representantes do poder público estadual e municipal, da sociedade civil organizada e dos usuários da água. O Comitê está localizado em uma importante região econômica do estado, com forte presença das atividades de mineração, siderurgia - na região se encontra instalado o maior complexo da América Latina - e celulose. Tem como sede a cidade de João Monlevade.

O CBH Piracicaba possui um papel fundamental na elaboração e na implantação das políticas públicas de gestão dos recursos hídricos, visando a qualidade e quantidade da água para as próximas gerações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Neblina

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 30°C 22°C
Dom 30°C 22°C
Seg 25°C 22°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio