21°C 28°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Abate de frangos cai, mas o de suínos e bovinos sobe no 1º trimestre

Cabeças de bovinos abatidas somam 6,91 milhões

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
12/05/2022 às 13h46
Abate de frangos cai, mas o de suínos e bovinos sobe no 1º trimestre
© Arquivo/Agência Brasil

O abate de frangos caiu 1,8% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Na direção contrária, o de bovinos subiu 4,7% e o de suínos, 7,2%.

Os números constam dos dados preliminares da Estatística da Produção Pecuária, pesquisa divulgada hoje (12), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados completos para o primeiro trimestre de 2022 serão divulgados em 8 de junho.

Os dados preliminares indicam, ainda, que as cabeças de bovinos abatidas no trimestre somam 6,91 milhões. Já as de suínos alcançaram 13,64 milhões e as de frangos, 1,54 bilhão de cabeças.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o IBGE, se comparado ao último trimestre do ano passado, o abate de frangos cresceu 0,1%. Na mesma comparação, o abate de bovinos avançou percentual semelhante, enquanto o de suínos teve alta de 2%.

O total de bovinos abatidos no primeiro trimestre deste ano indica, no resultado preliminar, uma produção de 1,82 milhão de toneladas de carcaças, o que significa elevação de 5,2% em relação ao mesmo período de 2021. Apesar disso, há redução de 4,5% se comparado com o último trimestre do mesmo ano.

O peso acumulado das carcaças de suínos chegou a 1,24 milhão de toneladas, representando alta de 6,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado e de 1,8% ao quarto trimestre de 2021.

Nas carcaças de frango o peso acumulado ficou em 3,76 milhões de toneladas. Na comparação anual, representa avanço de 2,4%, e acréscimo de 1,9% frente ao último trimestre de 2021.

Ovos e leite

A compra de leite cru por estabelecimentos que funcionam sob inspeção sanitária municipal, estadual ou federal alcançou 5,88 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2022, o que significa queda de 10,5% frente ao mesmo período do ano anterior, e recuo de 8,9% na comparação com o quarto trimestre de 2021.

A produção de ovos de galinha somou 963,82 milhões de dúzias. É um recuo de 2,3% na comparação anual e de 2,8% na trimestral.

Curtumes

Segundo a mesma pesquisa, os curtumes que fazem o curtimento de, pelo menos, cinco mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano declararam ter recebido 7,08 milhões de peças inteiras de couro cru no primeiro trimestre deste ano. “Essa quantidade foi 0,2% menor na comparação com o mesmo período de 2021 e 1,9% menor do que a registrada no último trimestre do ano passado”, informou o IBGE.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
URGENTE Há 3 semanas

Governo Lula Anuncia Revogação de Ato da Receita sobre Monitoramento do Pix

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15/1) que o polêmico ato normativo da Receita Federal, que previa o monitoramento das movimentações financeiras realizadas por meio do sistema Pix, será revogado.

Uma moeda digital dedicada ao investidor com lastro real em produtos Fisicos exclusivos da Amazônia
OPORTUNIDADE Há 4 semanas

Primeira Moeda Digital Brasileira lastreada em produtos reais exclusivo da Amazônia e  Lancada em Belém do Pará e pela visao do criador com uma fórmula  inovadora Promete Revolucionar o Mercado de Investimentos

Com a missão de decifrar o inigmatico mercado de investimentos, Nomeada de UPE, moeda digital lastreada em produtos reais da Amazônia, se prepara para conquistar atenção e o  destaque na COP 30 com promessa de impactar a forma tradicional de investimento dando um reset nos calculos praticados secularmente oferecendo um mundo real com retornos elevados e garantia de segurança plena aos investidores.

ECONOMIA Há 2 meses

Senado aprova projeto que limita aumento real do salário mínimo

A nova regra fixa que a alta do salário mínimo continua prevendo um aumento acima da inflação com base no PIB, mas ficará limitado ao crescimento das despesas dentro do arcabouço fiscal.

INFORMAÇÃO Há 4 meses

Bets envolvidas no caso Gusttavo Lima e Deolane estão fora da lista de autorizadas no Brasil

Apostador com dinheiro nas empresas de apostas online que estão irregulares têm oito dias para sacar valor

Reprodução
FIQUE POR DENTRO Há 7 meses

Malas esquecidas em aeroportos agora podem ser compradas por pessoas físicas

Empresa que realiza liquidação mundial de malas esquecidas, abre operação no Brasil. Dentro das malas pode-se encontrar: Celulares, Notebooks, Tablets e muito mais!