21°C 28°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Inflação oficial fica em 1,06% em abril, diz IBGE

A taxa ficou abaixo da registrada em março (1,62%)

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
11/05/2022 às 09h56
Inflação oficial fica em 1,06% em abril, diz IBGE
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, de abril foi 1,06%. A taxa ficou abaixo da registrada em março (1,62%). Mas, ao mesmo tempo, foi o índice mais alto para um mês de abril desde 1996 (1,26%).

Segundo dados divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada em 12 meses chegou a 12,13%, acima dos 12 meses imediatamente anteriores e a maior desde outubro de 2003 (13,98%). A taxa acumulada no ano chegou a 4,29%.

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta de preços em abril. Os alimentos, com inflação de 2,06%, tiveram o maior impacto na inflação oficial do mês.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Em alimentos e bebidas, a alta foi puxada pela elevação dos preços dos alimentos para consumo no domicílio (2,59%). Houve alta de mais de 10% no leite longa vida, e em componentes importantes da cesta do consumidor como a batata-inglesa (18,28%), o tomate (10,18%), óleo de soja (8,24%), pão francês (4,52%) e as carnes (1,02%)”, explica o pesquisador do IBGE André Almeida.

Os transportes tiveram alta de preços 1,91% e foi o segundo principal responsável pelo IPCA do mês. Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 80% da inflação do mês.

Entre os transportes, o principal responsável pela alta de preços foram os combustíveis que subiram 3,20%, com destaque para gasolina (2,48%).

Também registraram alta de preços os grupos saúde e cuidados pessoais (1,77%), artigos de residência (1,53%), vestuário (1,26%), despesas pessoais (0,48%), comunicação (0,08%) e educação (0,06%).

O único grupo de despesas com deflação (queda de preços) foi habitação (-1,14%), devido à queda de 6,27% no preço da energia elétrica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
URGENTE Há 3 semanas

Governo Lula Anuncia Revogação de Ato da Receita sobre Monitoramento do Pix

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15/1) que o polêmico ato normativo da Receita Federal, que previa o monitoramento das movimentações financeiras realizadas por meio do sistema Pix, será revogado.

Uma moeda digital dedicada ao investidor com lastro real em produtos Fisicos exclusivos da Amazônia
OPORTUNIDADE Há 4 semanas

Primeira Moeda Digital Brasileira lastreada em produtos reais exclusivo da Amazônia e  Lancada em Belém do Pará e pela visao do criador com uma fórmula  inovadora Promete Revolucionar o Mercado de Investimentos

Com a missão de decifrar o inigmatico mercado de investimentos, Nomeada de UPE, moeda digital lastreada em produtos reais da Amazônia, se prepara para conquistar atenção e o  destaque na COP 30 com promessa de impactar a forma tradicional de investimento dando um reset nos calculos praticados secularmente oferecendo um mundo real com retornos elevados e garantia de segurança plena aos investidores.

ECONOMIA Há 2 meses

Senado aprova projeto que limita aumento real do salário mínimo

A nova regra fixa que a alta do salário mínimo continua prevendo um aumento acima da inflação com base no PIB, mas ficará limitado ao crescimento das despesas dentro do arcabouço fiscal.

INFORMAÇÃO Há 4 meses

Bets envolvidas no caso Gusttavo Lima e Deolane estão fora da lista de autorizadas no Brasil

Apostador com dinheiro nas empresas de apostas online que estão irregulares têm oito dias para sacar valor

Reprodução
FIQUE POR DENTRO Há 7 meses

Malas esquecidas em aeroportos agora podem ser compradas por pessoas físicas

Empresa que realiza liquidação mundial de malas esquecidas, abre operação no Brasil. Dentro das malas pode-se encontrar: Celulares, Notebooks, Tablets e muito mais!