24°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Destinar é Cuidar: Sejusc e Conselho da Pessoa Idosa lançam campanha sobre repasse do Imposto de Renda

A iniciativa incentiva contribuintes a destinarem parte do tributo federal para projetos voltados à pessoa idosa...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
14/03/2026 às 15h46
Destinar é Cuidar: Sejusc e Conselho da Pessoa Idosa lançam campanha sobre repasse do Imposto de Renda
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

A iniciativa incentiva contribuintes a destinarem parte do tributo federal para projetos voltados à pessoa idosa

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Ygson França/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Amazonas (CEDPI/AM) lançaram, na sexta-feira (13/03), a campanha Destinar é Cuidar: Um gesto simples, um impacto gigante. O evento aconteceu no Largo de São Sebastião, no bairro Centro, zona sul de Manaus.

De acordo com a presidente do CEDPI/AM, Lilia Fernandes, a campanha tem como objetivo incentivar contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda ao Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O mecanismo permite que recursos da própria declaração sejam direcionados ao financiamento de projetos e ações voltadas à proteção e à promoção dos direitos da população idosa.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Além de estimular a destinação do imposto, a iniciativa também busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado, do respeito e da valorização da pessoa idosa. A proposta é mostrar que a contribuição pode ser feita de forma simples, durante a declaração do imposto, gerando impacto direto no fortalecimento de políticas públicas”, comentou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Ygson França/Sejusc

Os recursos arrecadados pelo fundo são utilizados para apoiar projetos, programas e ações voltados à inclusão social, à proteção de direitos e à melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas no Amazonas. A expectativa é ampliar a participação da sociedade na campanha neste ano, fortalecendo o fundo estadual e ampliando investimentos em iniciativas voltadas ao envelhecimento com dignidade.

Passo a passo – Doação

Primeiro, a pessoa pode doar diretamente ao Conselho através da chave pix. Posteriormente, o Conselho emitirá um comprovante da destinação efetuada, que deve ser guardado até o ano seguinte.

No ano seguinte, ao preencher a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), o contribuinte deve informar o valor doado na ficha “Doações Efetuadas”. Com isso, será possível deduzir o valor destinado do Imposto de Renda devido ou do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

A segunda forma é diretamente na declaração do imposto de renda do ano-calendário através do modelo completo, clicando na opção “Doações Diretamente na Declaração”, selecionando a aba “pessoa idosa”, clicando em “novo” e escolhendo a opção “fundo estadual dos direitos da pessoa idosa do Amazonas”, escolha o valor a ser destinado (até 6% do seu imposto devido). O próprio sistema fará o cálculo. Gere o DARF (Documento de Arrecadação).

Conclua sua declaração e faça o pagamento até a data limite para entrega da declaração este ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
INVESTIGAÇÃO Há 1 mês

STF autoriza PF a acessar investigação sobre produtora de filme de Bolsonaro

Decisão de Flávio Dino permite que Polícia Federal utilize informações apreendidas em operação que apura contratos da produtora com a Prefeitura de São Paulo

Foto: Divulgação
FOGO Há 1 mês

Incêndio de grandes proporções assusta Canaã dos Carajás e toma Morro das Antenas

Chamas avançaram sobre área de vegetação e mobilizaram brigadistas, Corpo de Bombeiros e equipes da Prefeitura; fumaça foi vista de diferentes pontos da cidade

Foto: Divulgação
CFEM Há 1 mês

Prefeitura de Parauapebas mira bilhões da CFEM e contrata escritório com honorários de 20% sobre valores recuperados

Contrato coloca sob os holofotes uma das maiores receitas do município e prevê pagamento milionário caso ações judiciais resultem na recuperação de recursos

FOTO: Victor Piemonte/STF
Direito Há 1 mês

Sigilo da fonte protege o jornalismo, mas não autoriza participação em crimes

Prerrogativa constitucional garante proteção ao jornalista, mas pode ser relativizada quando surgem indícios de participação ativa em práticas criminosas

Foto: Divulgação
JUSTIÇA Há 2 meses

TJPA leva à Seção de Direito Privado disputa sobre suspeição de juiz em processo que envolve honorários superiores a R$ 150 milhões

Incidente apresentado pela advogada Juracy Costa da Silva contra o juiz Juliano Mizuma Andrade gerou divergência entre desembargadores sobre prevenção e distribuição; processo principal permanece suspenso até a definição do relator.