
Nada mais a cara de Belém do que um carnaval que traz samba, axé, mas sem deixar de lado outros ritmos locais tão dançantes quanto, como o carimbó e aqueles marcados pelas influências latino-caribenhas: lambada, guitarrada, merengue, entre outros.
Para trazer esse tempero regional ao CarnaBelém,a Prefeitura convidou artistas locais como a Lambada Social Club que, junto com os músicos da banda Ver-o-Brass, vão agitar a Psica da Velha Chica na segunda, 16, no circuito do Ver-o-Rio.
Leia mais:
Está no ar! Prefeitura lança site oficial do Carnaval 2026 de Belém
CarnaBelém: Layse e os Sinceros querem mexer com o coração do público
No CarnaBelém, Sambloco revive os grandes carnavais com muito axé
Conhecida por realizar um trabalho de pesquisa e divulgação da lambada e de outros ritmos que fazem sucesso no Pará, a Lambada Social Club criou o projeto Roda de Lambada, primeiro evento de Lambada feito na rua, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura. O guitarrista e compositor Eduardo Barbosa conta um pouco sobre a missão da banda e sobre o show no CarnaBelém. Confira.
Quando e como surgiu Lambada Social Club?
A Lambada Social Club surgiu em 2023 com o objetivo de salvaguardar o gênero musical paraense mais famoso no mundo: a lambada. Criamos o projeto Roda de Lambada, que é o primeiro evento de lambada feito na rua e busca democratizar o acesso à cultura e à arte para todos.
Por que esse nome?
Surgiu de uma brincadeira com o nome Buena Vista Social Club. Eu estava no lançamento de um livro sobre música nortista e tive a ideia, a partir de uma pergunta que um participante do lançamento do livro fez, questionando o motivo de não existirem mais bandas de lambada em Belém do Pará.
Qual a composição da banda?
A banda é composta por mim, Eduardo Barbosa, guitarrista e compositor; Marcelo Negrão, tecladista, voz e que faz os arranjos e também compõe; Mariano Jr. na bateria e voz; e Dinei Teixeira na percussão. Somos os fundadores e donos do projeto. Contratamos para os shows o baixista Paulo Kamello, músico com vasta experiência no Brega Paraense.

Qual o repertório dos shows da banda? Que ritmos/artistas/músicas não podem faltar?
O repertório da banda passeia pelo imaginário caribenho da região. Tocamos os Merengues, Zouks, Kompás e Cadence-Lypsos que começaram a chegar por aqui no século passado e que se misturaram com a nossa musicalidade. Também tocamos as Lambadas, desde a raiz que surgiu aqui, até a Lambada que estourou no Brasil e no mundo. No meio de todo esse bolo, tem as nossas músicas autorais, que bebem na fonte disso tudo aí.
Quais são as referências musicais de vocês?
Lambada, guitarrada, brega, merengue, cúmbia, zouk, kompá, cadence-lypso.
Por que vai ser imperdível o show da Lambada Social Club no CarnaBelém 2026?
Nesse CarnaBelém, faremos um show especial intitulado de Lambadas Internacionais. Teremos como convidados a galera do Ver-o-Brass, adicionando metaleiras, característica típica da música do Pará e também do Caribe. É show para quem gosta de dançar!