21°C 36°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Governo do Pará lança plataforma Visit Pará para impulsionar o turismo digital no Estado

Nova ferramenta reúne informações sobre destinos, serviços e eventos turísticos, modernizando a gestão e fortalecendo a promoção do Pará no Brasil e no mundo

Redação
Por: Redação
06/10/2025 às 18h27
Governo do Pará lança plataforma Visit Pará para impulsionar o turismo digital no Estado

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lançou nesta segunda-feira (6) a plataforma Visit Pará, uma iniciativa inovadora que marca um novo momento para o turismo paraense. O lançamento ocorreu no Palácio do Governo, com a presença de autoridades estaduais e municipais, representantes do Sebrae, associações e empresários do trade turístico.

A nova plataforma, disponível em www.visitpara.com.br, oferece um ambiente digital integrado — com site e aplicativo — voltado para turistas, empreendedores e gestores públicos. O objetivo é centralizar informações sobre atrativos, serviços, eventos e rotas turísticas, promovendo uma gestão moderna e inteligente do turismo no Estado.

Segundo o governador Helder Barbalho, o Visit Pará representa um avanço fundamental na forma como o turismo será planejado e divulgado.

Continua após a publicidade

“A plataforma trará dados importantes para tomada de decisões e estratégias que fortaleçam o setor na economia. Vai permitir que operadores de turismo aprimorem suas atividades e expandam suas operações. Também será uma ferramenta para que nossos visitantes conheçam melhor o Pará, com mais orientação e qualidade na experiência”, destacou o governador.

Helder lembrou que o lançamento acontece em um momento de grande visibilidade internacional, impulsionado pela COP30, e destacou os investimentos em infraestrutura turística, como o Parque de Bioeconomia da Amazônia, o Museu das Amazônias, o Complexo Porto Futuro, além da modernização do aeroporto de Belém e novos terminais hidroviários.

“O turismo é uma nova vocação econômica, e temos o principal produto: o Pará, com suas riquezas naturais, culturais, históricas e gastronômicas”, ressaltou.

A vice-governadora Hana Ghassan reforçou a importância da divulgação da ferramenta:

“Queremos que o turista, quando chegar aqui, saiba exatamente o que fazer e para onde ir, de acordo com o que procura. Agora temos uma oportunidade enorme com essa plataforma — mas ela só será eficaz se todos ajudarem a divulgar”, afirmou.

Já o secretário de Turismo, Eduardo Costa, destacou que o Pará é o primeiro Estado do país a utilizar uma ferramenta digital com essa estrutura.

“É uma plataforma com a nossa cara, os nossos empreendimentos, o nosso artesanato e os nossos destinos. Tudo foi pensado para fortalecer o turismo sustentável e gerar resultados reais para o povo paraense”, disse.

A presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabete Grunvald, também elogiou a iniciativa:

“Essa solução chegou em um momento muito oportuno. É uma construção coletiva que vai fortalecer o turismo e o setor produtivo do Estado”, pontuou.

Plataforma acessível e colaborativa

O site já está disponível para o público, e o aplicativo será lançado ainda esta semana para Android e iOS. A ferramenta oferece mapas interativos, roteiros personalizados, catálogo de atrativos e eventos, buscas inteligentes e até uso offline, permitindo o download de trilhas e informações diretamente no dispositivo.

A gestão da plataforma será colaborativa: a Setur será responsável pela integração e alinhamento estratégico, enquanto municípios e parceiros poderão atualizar conteúdos locais, mantendo autonomia dentro de diretrizes comuns.

Com o Visit Pará, o Estado dá um passo importante rumo à transformação digital do turismo, consolidando-se como referência nacional em inovação e valorização das belezas e experiências únicas da Amazônia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.