22°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Fapespa participa de evento nacional sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Encontro na cidade de Belo Horizonte (BH) reúne as 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de parceiros estratégicos

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
03/10/2025 às 12h05
Fapespa participa de evento nacional sobre Ciência, Tecnologia e Inovação
Foto: Divulgação

Representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, parceiros estratégicos de agências nacionais e internacionais de fomento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), estão reunidos, em Belo Horizonte (MG). O objetivo é fortalecer a colaboração entre as fundações e debater os principais desafios e caminhos para o futuro da CT&I no Brasil, na 69ª edição do Fórum Nacional Confap. O evento começou dia 30 de setembro e se encerra nesta sexta-feira (3).

A iniciativa reúne pesquisadores de todos os Estados brasileiros, organizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Continua após a publicidade

O Pará está representado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), através de seu presidente, Marcel Botellho, que também é vice-presidente do CONFAP e equipe técnica.

A abertura do encontro foi realizada no Auditório Carlos Ribeiro Diniz da Fapemig, com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. Ela destacou o crescimento da ciência e da inovação, por meio da chamada “indústria da transformação” e as possibilidades crescentes de parcerias estratégicas.

“Esse evento simboliza a força do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação e reúne atores fundamentais para o avanço do nosso país. São as FAPs junto com as secretarias estaduais, os institutos de pesquisas, universidades e os parceiros locais, inclusive as empresas e as indústrias, essa tríplice hélice, que possibilitarão avanço nos indicadores. Eu não tenho dúvidas que esse ecossistema e essa tríplice hélice vão construir as saídas e transformar as ideias e recursos em ações concretas que levam ao desenvolvimento de cada estado deste país”, disse a ministra.

Também estiveram presentes o secretário-executivo do MCTI, Luiz Fernandes, o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Antonio Pessan, a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação (DCOI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dalila Andrade de Oliveira, o presidente do CONFAP, Márcio de Araújo Pereira, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Milla Corrêa e o presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda.

O presidente da Fapemig ressaltou as parcerias que a Fundação tem firmado para transposição de tecnologias da bancada para as indústrias, fixação de jovens talentos em Minas Gerais e desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico do Estado.

“A nossa ideia é que a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil vão avançar muito mais rápido se colaborarmos mais, se entendermos as nossas diferenças, nossas similaridades e nossas desigualdades e, juntos, buscarmos soluções para elas”, destacou.

Debates-O Fórum contou com uma programação extensa, com debates sobre temas relacionados ao fomento à inovação, aspectos jurídicos essenciais para as agências de fomento e o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na sala da presidência da Fapemig, os presidentes das FAPs discutiram pautas internas do Conselho e ações conjuntas desenvolvidas pelas fundações. Entre os temas abordados estiveram a Iniciativa Amazônia+10, ações de atração e fixação de jovens doutores no Brasil, banco de dados de avaliadores, entre outros.

Entre os temas tratados durante a programação, o presidente da Fapespa destaca temas da Internacionalização que apresentou as diversas iniciativas que estão proporcionando avanços aos cursos de pos-graduação e oportunidades de intercâmbios valiosos para o avanço em temas sensíveis ao país como meio ambiente, recursos hídricos e biodiversidade.

“Também tratamos de Inovação e empreendedorismo com relatos das experiencias exitosas das FAPs e debates com players importantes no contexto nacional e internacional, uma grande troca de conhecimento”, destacou o presidente.

Outra pauta do encontro foi a jurídica, na qual foi discutido sobre a implantação do Marco Legal de Ciência e Tecnologia. “Temos o desafio de transformar o processo de prestação de contas dos projetos de pesquisa com maior foco nos produtos e seus impactos, menor burocracia e maior segurança jurídica”, detalhou o presidente da Fapespa.

O presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, parabenizou a Fapemig pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras em Minas Gerais e destacou pautas da programação do fórum que são base de debates futuros. “Gostaria de parabenizar todos os colaboradores da FAPEMIG que têm feito uma revolução com esse olhar de desenvolvimento para a inovação. Vamos discutir o Marco Legal da Ciência, junto com os tribunais, controladorias e órgãos de regulamento, os tipos de aplicabilidade de acordo com o regramento, mas também trazendo sugestões. Isso mostra a importância de estarmos juntos aqui, os governos estaduais, com o Governo Federal, trabalhando para o mesmo objetivo, que é o bem comum e a soberania da ciência, tecnologia e inovação”, destacou o presidente.

Nesta sexta-feira (3), os visitantes vão conhecer o Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho, e seus projetos que unem ciência, arte e extensão.

*Com informações da Ascom Confap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.