22°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Mães de pacientes recebem momento de autocuidado no Hospital de Clínicas

Ação voluntária ajuda a aliviar tensão e dores do dia a dia da internação na clínica pediátrica

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
03/10/2025 às 13h50
Mães de pacientes recebem momento de autocuidado no Hospital de Clínicas
Foto: Marcelo Araújo (Ascom HC)

A manhã desta sexta-feira (03) foi de cuidado e acolhimento para as mães de crianças internadas na clínica pediátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém. A iniciativa contou com a participação de voluntários de um instituto de práticas integrativas em saúde, que ofereceram sessões de massagem voltadas ao alívio de tensões musculares e à promoção de bem-estar.

A permanência no hospital costuma ser marcada por noites em claro, preocupações e desgaste físico, e a ação buscou oferecer um momento de respiro.

Continua após a publicidade

Para a voluntária Sheila Martins, a proposta vai além do relaxamento físico. “O autocuidado e o autoconhecimento são essenciais para a saúde. É uma forma de prevenção. Muitas vezes, as mães estão totalmente voltadas para os filhos, mas se não tiverem equilíbrio físico e emocional, isso também dificulta a recuperação da criança. Esse momento é para que elas se sintam cuidadas”, explicou.

A ação surgiu a partir da escuta da equipe multiprofissional nas enfermarias, quando uma mãe relatou dores pelo tempo prolongado de permanência no hospital.

“Os filhos dessas mães tratam doenças complexas que exigem internações longas. Elas dormem em poltronas e passam por desconfortos físicos, o que reflete em dores nas costas e nas pernas. Esse relato nos inquietou e buscamos apoio de voluntários para oferecer esse cuidado por meio das terapias integrativas”, destacou Sâmia Medeiros, chefe de Enfermagem da clínica pediátrica.

Para as mães, o momento significou não apenas alívio imediato, mas também acolhimento.

“Estou aqui há um mês com meu filho. Essa atividade ajudou muito, não só pela massagem, mas também pelas instruções que recebemos. Foram poucos minutos, mas muito gratificantes. Serviu tanto para o corpo quanto para a mente e para o emocional”, afirmou Milene da Silva.

Referência em média e alta complexidade, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna reforça, com ações como essa, o compromisso de olhar não apenas para os pacientes, mas também para os familiares que compartilham da rotina hospitalar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.