O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), por meio do Programa Cultura de Segurança no Trânsito, retomou uma série de atividades do projeto Transitando pelas Comunidades dos Povos Originários da Amazônia. A ação objetiva orientar moradores de áreas ribeirinhas e rurais sobre os principais fatores de risco no trânsito e sobre a importância da adoção de comportamentos seguros nas vias.
Depois de percorrer as comunidades de Tomé-Açu, o projeto agora está ocorrendo em Santa Izabel do Pará com ações educativas direcionadas a quilombolas e ribeirinhos. Neste início de mês, já foram realizadas rodas de conversa educativas nas comunidades Brasil Verde e Tacajós, reunindo mais de 60 participantes.
Durante as atividades, os moradores participaram de dinâmicas lúdicas com balões, faixas de pedestres e barangandão, que reforçaram a necessidade de atenção e responsabilidade ao conduzir um veículo.
A coordenadora da ação, Surama Soares, destacou a relevância do projeto para aproximar o Detran das comunidades e ampliar a cultura de segurança no trânsito. “Levar conhecimento até essas comunidades é fundamental para reduzir riscos e salvar vidas. Nosso objetivo é que cada participante compreenda que atitudes responsáveis, como usar o cinto, respeitar a faixa de pedestres e conduzir com prudência, fazem a diferença para a segurança de todos”, ressaltou.
Aplicadas pelos instrutores, Maria Luiza Helmer e Hélio Vieira, as oficinas incluem atividades adaptadas com linguagem e recursos que facilitam a compreensão dos moradores, entre elas a dinâmica com o fio de barbante, também chamado de cama de gato ou teia de aranha.
Moradora da comunidade Tacajós, Eluane Silva relatou como a ação contribuiu para reforçar a conscientização local. “Apesar de nossa comunidade ter uma parte ribeirinha, também temos estradas e muitos moradores com veículos. Mesmo sem ser habilitada, entendi a importância do uso do cinto e da cadeirinha. São cuidados que melhoram nossa condução aqui e na cidade, porque todos precisamos ir e voltar em segurança”, afirmou.
As próximas etapas do projeto acontecerão até o dia 6 de outubro e vão contemplar também as comunidades São Pedro, Vitória da Caraparu, Conceição do Itá e Pupunhateua, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o compromisso do Detran em promover um trânsito mais humano, seguro e sustentável em todas as regiões do Pará.
Texto de Luis Azevedo / Ascom Detran