O governador do Pará, Helder Barbalho, visitou nesta quarta-feira (17) as obras do novo Terminal Hidroviário Turístico da Tamandaré, no bairro da Cidade Velha, em Belém. O espaço será um dos principais pontos de partida para o turismo do continente rumo às ilhas próximas da capital paraense.
“Este novo equipamento chega para tornar Belém cada vez mais conectada às suas ilhas, aproximando as pessoas e dando a oportunidade de que nós, paraenses, e aqueles que nos visitam possam desfrutar da beleza da natureza da nossa capital, da capital da Amazônia”, afirmou Helder Barbalho.
Segundo o governador, o terminal vai melhorar as condições de trabalho dos pequenos empreendedores da região e garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários. “Belém ganha muito com o Terminal da Tamandaré, que receberá embarcações regionais e também fará a conexão com os pontos turísticos da nossa cidade. As obras já estão 77% realizadas, com mais de 400 pessoas trabalhando aqui e gerando emprego a partir da construção civil”, destacou.
O novo terminal terá dois pavimentos climatizados, mirante, cobertura para embarque e desembarque, elevador, oito banheiros, 12 salas administrativas, duas lojas, restaurante/lanchonete, e estacionamento. O projeto inclui ainda sistema de energia solar e monitoramento por câmeras. A estrutura foi projetada para atender até 500 passageiros por dia.
A obra faz parte do pacote de legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro em Belém.