Canaã dos Carajás entrou oficialmente no clima do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Ao longo deste mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude, promove uma série de ações para reforçar que a luta contra esse tipo de violência é uma causa que exige união de todos — poder público, empresas, instituições e sociedade civil.
A campanha foi instituída pela Lei nº 14.448/2022 e agosto foi escolhido em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, considerada uma das legislações mais importantes do mundo no combate à violência doméstica.
O pontapé inicial da programação será dado nesta quarta-feira (13), às 19h, com o acender das luzes lilás no Centro Administrativo. O ato simbólico tem o objetivo de dar visibilidade à causa e chamar a atenção da população para a importância do engajamento coletivo.
Entre as atividades previstas estão rodas de conversa, palestras, capacitações para profissionais da rede de enfrentamento e proteção, além da segunda edição do Seminário Cidade Segura para Mulheres. O evento reunirá debates e oficinas sobre empreendedorismo, autoestima, segurança e cidadania, fortalecendo o protagonismo feminino e incentivando a participação social.
“O Agosto Lilás é fundamental para lembrarmos que o combate à violência contra a mulher é um compromisso de toda a sociedade. A informação e o diálogo são ferramentas essenciais para transformar realidades”, destacou a secretária da Mulher e Juventude, Maria Pereira, convidando toda a população a participar.
A programação segue até o fim do mês, com eventos abertos ao público e foco no fortalecimento da rede de apoio, prevenção e proteção às mulheres de Canaã dos Carajás.
Clique aqui para ver o documento "CRONOGRAMA-PROGRAMACAO-.pdf"