A busca por qualificação profissional, conhecimento, renda ou apenas por um hobby motivaram30 pessoas, entre 16 e 62 anos,a participar docurso de Pintura em Pano de Prato, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Capacitação Profissional (Seqp), da Secretaria de Governo (Segov).
A dona de casa Adélia Teixeira, de 57 anos, moradora do bairro da Terra Firme, vê na técnica da pintura em pano uma forma de obter renda para ajudar no sustento da família. “A minha profissão é ‘do lar’ e estou em busca de melhorias para minha vida. Então, onde eu encontrei um pouco de mim foi na pintura. Quero me profissionalizar para ter uma renda, porque no lar a gente trabalha por amor”, afirma Adélia.
O biomédico Israel Santos, 24 anos, cultiva o prazer da pintura desde a adolescência. Na oficina ocorrida na manhã desta terça-feira, 22, na sede do 1º de Dezembro Futebol Clube, na passagem Jarina, na baixada do Marco, descobriu que possui um talento até então desconhecido para ele.
“Eu tenho um hobby por fora, que é desenhar e pintar. E hoje eu aprendi uma coisa muito nova, uma coisa que eu não sabia que eu gostava, que era justamente criar desenhos em panos de prato, uma coisa extremamente divertida e que também pode influenciar nos meus hobbies. Agora eu tenho uma nova habilidade que eu desenvolvi hoje e foi muito especial, muito legal, porque não sabia que eu gostava. E agora, tenho mais uma coisa para focar, mais uma forma de desenhar, mais uma forma de me expressar”, festeja Israel.
O curso reuniu gente de todas as idades e de diversas profissões. Alguns iniciando na pintura e outros já atuantes nas artes plásticas.
“O motivo de ter vindo aqui no curso foi buscar mais conhecimento em uma das áreas que eu gosto bastante, que é desenhar. Eu achei bem interessante o curso, porque eu aprendi novos tipos de técnicas que eu não conhecia”, afirma a manicure Joyce Jamille, 22 anos, que também cursa o Técnico de Enfermagem.
Ana Lúcia Rosa, de 54 anos, é professora, artesã e trabalha com costura criativa. “Eu vim fazer o curso de pintura porque dentro da costura criativa a gente tem várias opções e aí eu queria também agregar o meu trabalho com essa pintura”, pontua Rosa.
O curso de Pintura em Pano de Prato é resultado da parceria entre a Seqp e a empresa Acrilex, baseada no ABC Paulista, e uma das maiores da América Latina nos segmentos de tintas artísticas e escolares para manualidades. Ela proporcionou todo o material para a pintura e a instrutoria do curso. Os participantes levaram apenas os tecidos.
A professora de arte, Rosinele Vale, da Acrilex, considerou que os alunos aprenderam as técnicas e todos estão aptos a levar o trabalho adiante.
“No curso de pintura em tecido, com uma técnica de pintura country, todos puderam fazer perfeitamente e, consequentemente, elas vão levar isso para uma geração de renda e um futuro, quem sabe, promissor”, avalia Rosinele.
O curso foi ministrado para duas turmas, cada uma com 15 inscritos. A primeira ocorreu na quarta-feira, 17. No encerramento, todos os participantes receberam certificados. A secretária executiva de Capacitação Profissional, Eliz Uchoa, considerou proveitosa a iniciativa de proporcionar capacitação aos moradores das comunidades.
“A capacitação do público externo é umapolítica da gestão municipal, que visa proporcionar aos moradores de Belém a oportunidade de crescer profissionalmente, agregando conhecimento, e para aqueles que buscam um trabalho digno que gere renda”, explica Eliz Uchoa.