21°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Mosqueiro ganha novo Pórtico com posto da Guarda e iluminação moderna

Após sofrer interdição por riscos de colapso estrutural e desabamento em janeiro deste ano, o Pórtico de Mosqueiro passou por recuperação completa ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
22/07/2025 às 19h02
Mosqueiro ganha novo Pórtico com posto da Guarda e iluminação moderna
Crédito: Jader Paes

A Prefeitura de Belém entregou para a população, oficialmente, na manhã desta terça-feira (22), onovo Pórtico de Mosqueiro,recuperado e revitalizadoapós umaobra emergencialexecutada pela gestão municipal. A estrutura sofreuinterdição em janeirodeste ano, depois que a Defesa Civil constatourisco de colapsoparcial ou total da estrutura do Pórtico e bloqueou a passagem de veículos no local para evitar acidentes.

“Nós orequalificamos por inteiro, quase construímos denovo. É muito orgulho poder entregar esta obra. Assim como tantas outras que temos entregado ao longo desses sete meses de mandato”, destacou Igor Normando, prefeito de Belém.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Inaugurado em julho de 2005, o Pórtico estavasem manutenção desde 2014. Com 11 anos sem cuidados houve deterioração estrutural do patrimônio municipal, o que implicava em risco de desabamento.

Continua após a publicidade
Anúncio

Revitalização

A obra emergencial no Pórtico de Mosqueiro foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), com projeto da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e incluiu tratamento,reforço e substituição dos pilares danificados, recuperação da cobertura e reforma predial dos banheiros anexos, além de recomposição do abrigo dos vigilantes, serviços complementares (esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas) e nova identidade visual.

O novo Pórtico de Mosqueiro também conta com um posto permanente de fiscalização da Guarda Municipal que vai garantir maior suporte e segurança para a população.

Crédito: Jader Paes
Crédito: Jader Paes

“A entrega do Pórtico é uma obra essencial para apreservação do patrimônio público, comimpacto direto na segurança de pedestres e motoristas. Assim que a Prefeitura de Belém soube do risco de desabamento da estrutura do Pórtico, entrou em ação para reparar a deterioração e entregar este, que é um dos cartões-postais da nossa querida Mosqueiro”, disse o secretário de obras e infraestrutura, Arnaldo Dopazo.

Estímulo ao turismo

A população do distrito de Mosqueiro comemorou a entrega da obra, inclusive, as famosas “tapioqueiras da Vila”. “Já ouvi muitosturistas comentando, aqui na minha barraca, que o novoPórtico ficou muito bonito. Agradeço à Prefeitura por ter dado umacara nova a esse símbolotão importante da nossa Ilha”, destacou a vendedora de tapioca Elaine Cristina, 40 anos.

Crédito: Jader Paes
Crédito: Jader Paes

“Agora, quem chega a Mosqueiro tem uma visão da importância do nosso distrito e se sente acolhido com esse novo Pórtico”, enfatizou a vendedora de farinha do Mercado Municipal, Socorro Duarte, 62 anos.

Visitas

A agenda do prefeito Igor Normando, nesta terça-feira, em Mosqueiro, iniciou com visitas à Tapiocaria da Vila, ao Mercado Municipal e à Comunidade Jardim Rosário, no bairro Aeroporto, ondeocorrem obras de pavimentação, realizadas por meio de parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Belém.

Ao todo,12 viasserão contempladas em Mosqueiro e somam6,62 km de intervençõesvoltadas àmelhoria da mobilidade e da qualidade de vida da população. Das 12 vias planejadas,10 já foram totalmente pavimentadas, totalizando 6,38 km de extensão.

Acompanhado do vice-prefeito, Cássio Andrade, e da vice-governadora Hana Ghassan, o prefeito de Belém recebeu retorno sobre o trabalho da Prefeitura de Belém no distrito de Mosqueiro.

“Está fazendo uma boa gestão”, disse a dona Manoelita Ferreira, 85 anos, permissionária mais antiga do Mercado Municipal, que vende frutas desde os 10 anos de idade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.