Há 25 anos, Seu Germano Abel esperava por um momento que mudaria sua vida: receber o título de regularização fundiária do seu imóvel. Morador do bairro Parque dos Ipês, em Canaã dos Carajás, ele não esconde a emoção ao falar sobre a conquista. “Estou muito feliz de receber meu título de regularização fundiária, saber que agora a casa é minha. Sou muito grato à prefeitura, que nos deu esse benefício de forma gratuita”, comemora.
A operadora Antônia Cíntia Rodrigues, moradora da Vila Planalto há nove anos, também compartilha a mesma alegria. Para ela, ter o registro da casa representa a realização de um sonho. “Feliz demais. Poder ter a valorização do meu imóvel, usar como crédito, enfim, são muitos os benefícios. Agora tenho uma moradia digna e segurança jurídica”, afirma.
Essas histórias são parte do programa municipal Canaã Meu Lugar, realizado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDURB). Na última quarta-feira (19), mais 40 títulos de regularização fundiária foram entregues a moradores de diversos bairros, em cerimônia realizada no auditório do IDURB, localizado no Jardim Europa.
O presidente do IDURB, Geam Meirey, destacou a importância da iniciativa e os planos para o futuro. “É muito gratificante iniciar o trabalho no IDURB com uma ação tão significativa como essa, que é entregar um documento de titularidade para as pessoas. Hoje, entregamos 40 títulos de vários bairros, e essa é uma ação que já vem sendo desenvolvida há bastante tempo. Nossa meta para 2025 é atingir o marco de 3.000 títulos, garantindo qualidade de vida a todos”, afirmou Meirey.
Desde o início do programa, mais de 2.000 títulos de propriedade já foram entregues gratuitamente à população, e 17 bairros foram regularizados. A iniciativa não só garante segurança jurídica aos moradores, mas também promove a valorização dos imóveis e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.
Para muitas famílias, como as de Seu Germano e Antônia, o programa representa mais do que um documento: é a concretização de um sonho de dignidade e pertencimento. Com a meta de alcançar 3.000 títulos até 2025, o município de Canaã dos Carajás segue transformando vidas e fortalecendo o direito à moradia.