A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) lançou, na manhã desta segunda-feira (2), a operação integrada “Festas Seguras”, juntamente com os demais órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública, com o intuito de reforçar as ações de segurança pública nas áreas comerciais da Região Metropolitana de Belém e nos centros comerciais dos municípios do estado. A operação se estende ainda aos balneários e praias para garantir maior segurança nas festas de final de ano.
Mais de 7 mil agentes públicos estarão empregados nas atividades desenvolvidas em todos os municípios do Pará, além da capital, Belém. Um total de 1.500 viaturas e 250 motos também estarão nas ruas, realizando as rondas policiais, além de 20 embarcações reforçando as ações de segurança nas áreas fluviais do estado.
A operação será dividida em duas fases: A primeira abrange as áreas comerciais para garantir segurança durante o maior fluxo de dinheiro circulante, com a saída do 13º salário, nas áreas comerciais da Capital e dos municípios do estado, como pontua o secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira.
Lançamento
A operação foi deflagrada, de forma simultânea, nas 15 Regiões Integradas, e ainda, na Região Metropolitana de Belém, com evento de abertura no Portal da Amazônia. O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Dilson Júnior pontuou o reforço de mais de 7 mil agentes de segurança nos 144 municípios do Estado.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Dilson Júnior, afirmou que “a operação Festa Seguras se caracteriza com esse acréscimo de efetivos, porque nós utilizamos o nosso pessoal que estaria de folga, e também o pessoal da área administrativa para que nós possamos reforçar os grandes centros de comércio: shopping center, lojas de departamentos e também as casas bancárias, onde a população vai sacar o seu 13º ou a segunda parcela do mesmo".
"Sabemos também que isso atrai a cobiça dos criminosos, e a Polícia Militar vai estar preparada para atuar nos 144 municípios com esse efetivo a mais, justamente para proporcionar segurança e paz para a população”, falou o comandante geral da Polícia Militar.
Ações
No período da realização da “Operação Festas Seguras”, permanecerão as ações das Operações de Lei Seca e Tolerância. As abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, serão intensificadas, em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), por meio dos canais de denúncia do Disque Denúncia 181 ou pelo whatsapp 91 98115-9181 ou via Centro Integrado de Operações (Ciop) 190.