As estratégias e os investimentos realizados pelo Governo do Pará na área da segurança pública culminaram em uma marca histórica em novembro de 2024, em relação ao mesmo período de 2023: o melhor resultado, desde 2010, na redução da criminalidade, com a queda de 19,34% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam latrocínio, homicídio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte. Os dados foram divulgados neste domingo (1º), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria-adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
No índice acumulado nos 11 meses, o Estado também apresentou queda, computando 12,70% a menos na ocorrência de Crimes Violentos Letais, no período de janeiro a novembro de 2023 e 2024.
Reflexo nas ruas
“Mais uma vez os números comprovam todo o trabalho que elaboramos para que os números da criminalidade reduzam, cada vez mais, em todo o Estado. Isso mostra ainda que todo o investimento que o Estado tem feito, somado às ações de segurança, reflete nas ruas e nos indicadores de criminalidade, alçando o mês de novembro como o melhor na linha histórica desde 2010”, reiterou Luciano de Oliveira.
Segundo os dados apresentados, o Pará computou 146 registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em novembro de 2024, enquanto em novembro de 2023 foram 181 casos, o que representa 19,34% de CVLIs a menos registrados neste ano, em comparação a novembro de 2023.