Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (CONFEBRAQ) se reuniu no auditório do Hotel Del Canto, em Sergipe, para fortalecer as políticas culturais juninas e definir as diretrizes do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas de 2025. A assembleia contou com representantes de 22 estados filiados e foi marcada pela votação que escolheu Canaã dos Carajás como a cidade-sede do evento, superando outras propostas de estados interessados.
Essa é a segunda vez que Canaã vai receber o Concurso Nacional, reforçando e fortalecendo o Canaã Cidade Junina. “Eu, não tenho dúvidas de que o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas será o maior e melhor dos últimos anos”, comentou Sérgio Luiz, presidente da CONFEBRAQ.
A expectativa é que, em 2025, o concurso receba 23 grupos juninos, representando 22 estados do Brasil. O presidente da CONFEBRAQ, ao anunciar a escolha, ressaltou a estrutura de alto nível e a premiação diferenciada que serão oferecidas aos vencedores.
Com mais de 20 anos de história, a CONFEBRAQ tem como missão promover e valorizar as tradições juninas no Brasil, reunindo anualmente grupos e entidades de todo o país. Durante a assembleia, a escolha de Canaã dos Carajás foi um dos pontos altos, destacando o acolhimento que a cidade demonstrou durante o evento junino de 2023 e a confiança na capacidade de organização do município.
Patrimônio Cultural e Artístico do Estado do Pará
Em 2024, o Canaã Cidade Junina foi reconhecido como patrimônio cultural e artístico do estado do Pará, consolidando o compromisso da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás com a preservação, a promoção e a valorização das manifestações culturais juninas.