A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC), espaço do Instituto Cultural Vale na Amazônia Legal, é um local importante de promoção e preservação da cultura paraense, onde mantém uma escola de arte-educação com aulas de música, dança e teatro, atendendo cerca de 500 pessoas. Mensalmente promove exposições, oficinas, workshops, palestras e espetáculos diversos e, neste mês, a programação está repleta de atividades. Confira, inscreva-se e participe.
Palestra “Narrativas Amazônicas no Teatro”
Dia 08, quinta-feira, às 19 horas, na CCCC, tem palestra e leitura crítica com o pesquisador de artes cênicas, Otávio Nascimento, sobre as narrativas que envolvem os elementos sobre identidade, costumes e a formação histórica da Amazônia, no contexto da dramaturgia contemporânea. O artista aborda a construção de modelos, convenções e procedimentos teatrais vigentes, dialogando com a problemática dos rótulos de “arte regional” e o reforço de estereótipos, quando se fala da produção simbólica acerca do território amazônico. É gratuita, aberta a toda comunidade, e mais informações no número (94) 99160-8186.
Espetáculo teatral “Lugar da Chuva”
O espetáculo promete encantar o público nos dias 09 e 10, sexta e sábado, às 19h30, com bilheteria aberta às 18h. Criado a partir do intercâmbio criativo entre o coletivo amapaense Frêmito Teatro e o Agrupamento Cynétiko, formado por artistas paulistas, a peça conta a trajetória de dois viajantes que navegam por terras amapaenses, apresentando uma visão sobre o Amapá tanto do ponto de vista de quem é nativo quanto do olhar “de fora”, buscando um lugar de troca onde se possa construir a reflexão. Evento gratuito e mais informações no número (94) 99160-8186.
Oficina “O Ator Fluvial”
Dia 10, sábado, das 14h às 17h, na CCCC, tem oficina de atuação “O Ator Fluvial: Presentificação e Narratividade no Fluxo da Cena”, cujo objetivo é trabalhar exercícios de fluxo cênicos para o corpo e a palavra, presentificando o aqui-agora do encontro teatral e colocando a narratividade enquanto um jogo compartilhado entre o ator e o público. Voltada para atores e não atores a partir de 14 anos, a oficina gratuita terá tradução em Libras. Durante os trabalhos, os atores e não atores participantes serão incentivados a criarem cenas narrativas sem roteiro definido, sem quarta parede e sem máscaras, buscando o ‘olho no olho’ com a plateia, em um palco em formato de rio, onde cada ator experimenta a presentificação e a narratividade. São oferecidas 30 vagas, com as inscrições por ordem de chegada a partir das 13h de sábado. Importante trajar roupas confortáveis e apropriadas para o trabalho de corpo.
Inscrições no Edital Apoia 2024
As inscrições no edital podem ser feitas até 16 de agosto no site da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (https://casadaculturacanaa.com.br/2024/07/16/edital-cccc-apoia-2024/), pelos Correios e por telefone/WhatsApp (94) 99272-6562. Podem participar propostas de grupos de cultura popular, música, festejos, ações de salvaguarda, artesanato, mestres e mestras, espaços culturais, entre outros. A chamada destinará um total de R$ 400 mil a projetos de todo o Pará, premiando 40 iniciativas com R$ 10 mil cada. O Edital Apoia é mais uma ação do Instituto Cultural Vale para a valorização e o incentivo às diversas expressões da cultura popular brasileira.
Contação de história “Cicí e o Circo Encantado”
Como ação extramuros, tem contação da história “Cicí e o Circo Encantado” no dia 22 de agosto, quinta-feira, às 14 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), bairro Novo Brasil, em Canaã dos Carajás. Contada por Mayara Cruz, a história é de uma criança esperta que resolve ir ao circo para se divertir e dar muitas gargalhadas, quando acaba encontrando uma bruxinha bastante atrapalhada e tantas outras criaturas mágicas que lhe ensinam lições valiosas sobre o respeito ao meio ambiente, aos animais e à solidariedade nas relações humanas.
Oficina de Samba
Já nos dias 20, 21 e 22, de terça a quinta-feira, das 14h às 18h e das 19h às 22h, a Casa da Cultura recebe a oficina ministrada pela artista e coreógrafa com mais de 20 anos de experiência, Andressa Brandão. Pensada para o público iniciante ou intermediário que deseja aprimorar a prática da linguagem em dança, a oficina desenvolve técnicas e dinâmicas de improvisação, memorização e/ou interação em grupos com práticas de refinamento coreográfico aplicadas à dramaturgia do corpo. Informações no número (94) 99220-3451.
Com todas essas atividades, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás se firma no circuito artístico com programação que fomenta, valoriza e incentiva a arte paraense para além dos grandes centros e região metropolitana.
Mín. 22° Máx. 33°