31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral AGRICULTURA E PESCA

Estado assegura CAF para produtores quilombolas acessarem benefícios rurais

Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) foi entregue no Acará para que agricultores possam ter acesso a programas e políticas públicas

23/06/2024 às 15h11
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Crédito: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Mais de 100 famílias de agricultores de comunidades quilombolas, do Acará, receberam o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), entregue pelo governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O governador Helder Barbalho fez a entrega do documento, acompanhado da vice-governadora, Hana Ghassan; do presidente da Emater, Joniel Abreu; entre outras autoridades públicas e representantes das comunidades, na manhã deste domingo (23), no município.

"Estamos fortalecendo o desenvolvimento e a economia do nosso Estado, trazendo qualidade de vida para os agricultores familiares com os documentos do CAFs. É o governo do Pará assegurando mais benefícios para as famílias quilombolas", afirmou o governador Helder Barbalho.


As famílias beneficiadas fazem parte da Associação Remanescentes de Quilombola da Nova Aliança de Boa Vista e da Comunidades Remanescentes de Quilombola de Santa Quitéria e Itacoãzinho. Todas as comunidades têm assistência do escritório da Emater no município do Acará.

Continua após a publicidade
Anúncio

O presidente da Emater, Joniel Abreu, destaca a importância do documento. "A Emater hoje está realizando entregas do cadastro nacional da agricultura familiar para as famílias que são do território remanescentes de Quilombo dentro do município de Acará, que é essencial para que elas tenham acesso às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, e demais benefícios que contribuem para o desenvolvimento da cadeia".

O CAF dá acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para fins de acesso ao crédito rural. O documento também possibilita a comercialização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que contribuir para maior renda às famílias produtoras rurais.

"Estamos felizes por receber o CAF da Emater, das mãos do governador, que nos possibilita ter acesso ao microcrédito e mais outros benefícios. Meu coração está a mil", enfatizou Clodoaldo Farias, agricultor e presidente da Associação dos Moradores e Agricultores Remanescentes de Quilombo da Comunidade de Santa Quitéria e Itacoãzinho, do baixo Acará.

O Cadastro Nacional também é um instrumento para identificar e qualificar os agricultores beneficiados pela Política Nacional da Agricultura Familiar. As entregas dos documentos reforçam o papel estratégico de assistência aos agricultores familiares pelo governo do Estado.

A Emater é um dos órgãos autorizados a emitir o CAF nos escritórios da empresa pública que tem sede em todos os 144 municípios do Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 18h04 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 36°C 25°C
Dom 35°C 23°C
Seg 36°C 20°C
Ter 36°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio