21°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Câmara Municipal de Parauapebas inaugura Procuradoria da Mulher

Serviço foi inaugurado na quarta-feira, 19, um dia após o Atlas da Violência no Brasil apontar o alto grau de violência contra as mulheres no País. OAB de Parauapebas elogiou mais essa inovação do Legislativo municipal.

Redação
Por: Redação Fonte: Hanny Amoras
21/06/2024 às 12h17
Câmara Municipal de Parauapebas inaugura Procuradoria da Mulher

Mais de 48 mil mulheres foram assassinadas no Brasil no período de 2012 a 2022, sendo que 34,5% dos homicídios aconteceram dentro de casa. Esses dados foram divulgados na última terça-feira, 18, e apontam para uma realidade ainda mais chocante: foram registrados 12 mil estupros no País, ou seja, uma mulher é estuprada no Brasil a cada 46 minutos.

Chama mais atenção o fato de que o alvo dos maníacos sexuais se virou para meninas com idade entre 10 e 14 anos: 49,6% dos casos de estupro em 2022 foram praticados contra garotas dessa faixa etária, revelando que o Brasil vive uma “epidemia” de violência contra crianças e adolescentes, conforme consta no Atlas da Violência elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos registros do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2022.

Em Parauapebas, a Câmara Municipal acompanha com preocupação os dados da violência contra a mulher, constrói leis municipais em favor das vítimas e agora dá um passo importante para fortalecer as ações de acolhimento e de orientação àquelas que sofrem os mais variados tipos de agressão, desde a violência física até a psicológica.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a presença de autoridades e representantes de organizações femininas, a Câmara Municipal inaugurou na quarta-feira, 19, a própria Procuradoria da Mulher, para fortalecer a rede de atendimento em Parauapebas. “Criamos aqui no Poder Legislativo a Procuradoria da Mulher para ser mais um mecanismo de defesa, de acompanhamento e de proteção das mulheres do nosso município”, destaca o presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro (União Brasil), para observar que o pedido de criação da procuradoria é antigo.

Eliene Soares, presidente da procuradoria, explica que entre as funções da procuradoria está também fiscalizar, em Parauapebas, o cumprimento das leis de proteção, defesa e direitos das mulheres. “Nosso objetivo é oferecer suporte, orientação e defesa legal para quem enfrenta discriminação, violência e outras formas de violação de seus direitos”, ressalta a vereadora, para informar que a procuradoria já começará a atender na próxima segunda-feira, 24, das 8 às 18h, com intervalo para almoço.

Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Parauapebas, a Procuradoria da Mulher da Câmara será de grande contribuição no enfrentamento à violência contra as mulheres. “Essa procuradoria vem pra somar nas políticas públicas em favor da mulher - e a OAB sempre esteve nessa luta – e vai ser uma grande parceira”, diz a advogada Amanda Saldanha, presente na inauguração da procuradoria.

Também prestigiaram o evento a secretária municipal da Mulher, Ruthe dos Santos; a presidente da OAB-Parauapebas, Maura Paulino; a presidente do PSDB em Parauapebas, a advogada Érica Ribeiro; Paula Suelen, da Associação das Mulheres Advogadas; e a ex-vereadora Rayanne Rodrigues.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CASAL INCRÍVEL 2024 Há 22 horas

300 corredores celebram o amor e parceria durante 5ª edição da Corrida Casal Incrível em Parauapebas

Casais de todas as idades, com diferentes níveis de condicionamento físico, vestiram suas camisetas, calçaram seus sapatos e encararam a distância, o cansaço com uma boa dose de ânimo do parceiro para não desistir. 

DESCASO TOTAL Há 1 semana

Equipe de transição de Aurélio Goiano encontra SEMAS em estado de abandono

Foram identificadas infraestruturas deterioradas, prédios abandonados, ausência de materiais básicos, déficit de profissionais nas equipes e outros problemas.

CORTE NO ICMS Há 1 semana

STF deve julgar, a partir de sexta (6), ação de Parauapebas contra derrubada de ICMS

Lei aprovada no final de 2023 pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) altera base de cálculos que, na prática, retira mais de R$ 500 milhões por ano da arrecadação de Parauapebas.

PARCERIA Há 2 semanas

Aurélio Goiano e comitiva visitam Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá em Belém

A comitiva do prefeito eleito esteve em Belém, onde na oportunidade participou do Encontro de prefeitas e prefeitos eleitos, promovido pelo Governo do Estado do Pará e do Simpósio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

ENTENDA Há 2 semanas

Parauapebas enfrenta crise no SAAEP com falta de materiais, equipamentos básicos e recursos financeiros

A falta de recursos, materiais e equipamentos essenciais está comprometendo a continuidade da produção de água e colocando em risco o funcionamento de serviços básicos para a comunidade.