23°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Educação ed

Uepa realiza acolhida aos calouros em Canaã dos Carajás no sudeste paraense

Estudantes comemoraram o ingresso nos cursos como Fisioterapia, Biomedicina, Secretariado Executivo Trilíngue e Gastronomia

03/05/2024 às 14h49
Por: Redação
Compartilhe:
Uepa realiza acolhida aos calouros em Canaã dos Carajás no sudeste paraense

A euforia de ser calouro em uma universidade marcou as boas-vindas aos novos estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Canaã dos Carajás, na noite desta quinta-feira, 2 de maio, em uma acolhida realizada na prefeitura do município.

A oferta dos cursos de graduação em Fisioterapia, Biomedicina, Secretariado Executivo Trilíngue e Gastronomia é resultado de um convênio assinado entre a instituição estadual e a prefeitura municipal. O objetivo da parceria é promover o avanço educacional e profissional na região.

Débora Nazario elogiou o evento: “estava tudo bem organizado”. Caloura em Fisioterapia, ela também ressaltou estar “muito feliz em fazer parte da primeira turma”. Com a presença de autoridades municipais, pró-reitores e professores da Uepa, a cerimônia de acolhimento também concedeu certificados aos primeiros lugares gerais e de cada curso, que participaram do Processo Seletivo Especial de Canaã dos Carajás 2024 (Prosel Especial 2024). 

Continua após a publicidade
Anúncio

Clay Chagas, reitor da Uepa, aproveitou para agradecer aos professores que ajudaram na construção do convênio para a oferta de cursos, resultado de um trabalho coletivo. Ele também destacou que o polo da Uepa em Canaã vai “fortalecer ainda mais o ensino superior neste município” e que os recém- universitários, “vão se tornar referências para ensino superior, referências para familiares, referências para os vizinhos, referências para pessoas que a gente não sabe quem são, porque a partir de agora vocês viraram aluno da universidade”. 

Calouro do curso de Secretariado, Vando Douglas lembra que muitos alunos ainda precisam sair de seu município de origem para cursar o nível superior. Para ele, essa é “uma realidade que achava que seria somente daqui uns anos, então estou muito feliz em poder fazer o curso, pois agora eu vou poder oficializar minha fluência no inglês e aprender outro idioma”. Ele também destaca que a parceria entre o estado e a prefeitura “é um incentivo para muitos jovens e adultos, que não tinham oportunidade e agora vão ter o diploma de nível superior em uma universidade pública”.

A aula inaugural também marca o início das atividades letivas, que serão complementadas pela Semana do Calouro, programada para 3 a 6 de maio. A programação para os calouros inclui momentos de integração entre as turmas, além de uma apresentação de um panorama geral sobre cada um dos cursos. 

O processo de expansão da Uepa no município começou com visitas técnicas e reuniões entre a universidade e a gestão municipal, em março de 2022. Na mesorregião sudeste do Pará, a presença da Uepa já é consolidada, com campi em Marabá, Parauapebas, Conceição do Araguaia e Redenção.

O convênio estabelecido para a implementação do Plano de Trabalho prevê investimentos em laboratórios específicos para cada curso, bem como na biblioteca, laboratório morfofuncional e de informática. Em 2023, foi realizado o Processo Seletivo (PS) Especial em Canaã dos Carajás, com 150 vagas ofertadas em regime regular/modular, divididas em grupos de cotas regionalizadas, cotas socioeconômicas (CSE), cotas étnico-raciais (CER) e vagas não cotistas (NCT).

Com um total de 3.164 inscritos no PS, 80,69% das vagas foram preenchidas por residentes no município de Canaã dos Carajás, sendo 66,21% desses alunos, saídos de escolas públicas. 

Presente em onze das 12 regiões de Integração do Pará, com campi físicos e atividades desenvolvidas em mais de 70 municípios do Estado, através de programas como o Forma Pará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), a Uepa é reconhecida como uma das instituições mais interiorizadas do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
CANAÃ DOS CARAJÁS - PA
Sobre o município Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018.
Parauapebas, PA Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio