32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARÁ PREOCUPANTE

Prisões por maus-tratos a idosos crescem mais de 48%, em um ano, no Pará

As autoridades policiais indicam que a maioria dos crimes contra a pessoa idosa são cometidos por familiares e pessoas próximas.

02/05/2024 às 12h49
Por: Redação Fonte: O Liberal
Compartilhe:
Prisões por maus-tratos a idosos crescem mais de 48%, em um ano, no Pará

No levantamento da Segup consta que a maioria dos crimes contra a pessoa idosa envolvem furto, roubo, estelionato, homicídio, lesão corporal, ameaça, difamação, injuria racial, racismo, perturbação de sossego alheio, maus-tratos, apropriação de bens ou rendimento, violência psicológica, extorsão, invasão de domicilio, abandono de incapaz, tentativa de estupro, estupro, sequestro e cárcere privado, tortura,importunação sexual, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

A delegada Vanessa Macêdo, titular da Delegacia da Pessoa Idosa em Belém, informa que os tipos de violência são diversos e alerta para que todos fiquem atentos a atitudes que podem ser consideradas crime.

“A nossa equipe, seja a equipe policial ou o corpo que acolhe, faz esse tipo de abordagem em situações que envolvam não só violência física, mas maus cuidados e a questão da negligência na saúde. Existem vários vieses, além do abuso físico. Na nossa unidade, a maior demanda é a questão dos maus-tratos que reflete o mal cuidado para a saúde, a alimentação, mas também o abuso financeiro, que é a nossa maior bandeira”, explica a autoridade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Pelo levantamento ainda é possível constatar que tais violências contra a idosa muitas vezes são cometidas por familiares e pessoas próximas às vítimas. 

Os registros de ocorrências apontam que entre os principais agressores estão filhos, companheiros (as), ex-companheiros (as), netos, genros, noras, irmãos e sobrinhos. 

Segundo a Delegada Vanessa Macêdo, quando contatado o crime, os agentes atuam para evitar que a situação de violência continue. “Valorizamos muito a questão do idoso estar num local seguro, onde serão assegurados os direitos dele. Seja por conta da incapacidade que ele possa ter, pela idade ou problemas com saúde. Hoje usamos instrumentos como a própria Lei Maria da Penha, pois infelizmente a maioria das casos de violação são de familiares. Além de ser uma violência contra idoso, também é uma violência doméstica, porque envolve os familiares. Assim, entramos com medida protetiva ou até mesmo uma medida cautelar de afastamento. É lógico, se for uma situação de extrema gravidade em que haja risco à vida do idoso, nós vamos também representar prisões”, declara a delegada.

Para denunciar

Há diversos canais que são disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para denunciar e combater os maus-tratos a idosos e preservar os direitos da pessoa idosa. 

São eles: 
Disque denúncia:181 (ligação convencional anônima);
WhatsApp: (91) 98115-9181, utilizado pela IARA - Inteligência Artificial Rápida e Anônima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 22°C
Ter 32°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio