23°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

REGIONAL ALERTA

Rio Tocantins chega aos 10m e preocupa moradores da Marabá Pioneira

O Rio Tocantins alcançou os 10 metros nesta segunda-feira (15) cota do Nível de Alerta no município.

16/04/2024 às 08h35 Atualizada em 16/04/2024 às 08h45
Por: Redação Fonte: Correio de Carajás
Compartilhe:
A água alcança, aos poucos, as casas da rua São Pedro, na Marabá Pioneira/Fotos: Evangelista Rocha
A água alcança, aos poucos, as casas da rua São Pedro, na Marabá Pioneira/Fotos: Evangelista Rocha

Nos últimos dois dias, o nível da água subiu 21 cm e, embora não tenha atingido níveis tão críticos quanto em anos anteriores, a situação já preocupa moradores como Manoel Pereira, cuja casa na continuação da rua São Pedro, na Marabá Pioneira, está ameaçada pela água.

Residente há uma década no local, o marabaense expressa sua apreensão: “Já estamos vendo outro local para ficar”. Segundo ele, a Defesa Civil costuma agir apenas quando o rio ultrapassa os 10,5 a 11 metros, retirando moradores das áreas inundadas.

Manoel Pereira diz que a Defesa Civil costuma agir apenas quando o rio chega aos 11m
Manoel Pereira diz que a Defesa Civil costuma agir apenas quando o rio chega aos 11m

“Todo ano é essa luta aí”, lamenta. Além dele, Wilson Froes, que mora na mesma rua, diz que, se não fosse o aterro na continuação da via e a construção do bueiro, a situação atual dos que ali residem seria muito diferente. Ele é pai de três filhos e, há cinco anos, precisou construir uma nova casa, pois a antiga era inundada anualmente.

Continua após a publicidade
Anúncio

Por outro lado, Marcos Andrade, da Defesa Civil, fala que, com o Tocantins atingindo os 10m acima do nível normal, toda a equipe está em estado de alerta total para atender a população ribeirinha. Ele explica que mudanças já estão sendo realizadas, principalmente no núcleo da Cidade Nova, destacando a importância do monitoramento contínuo do rio.

A régua na manhã desta segunda já marcava os 10m
A régua na manhã desta segunda já marcava os 10m

“A situação está sendo acompanhada de perto, especialmente nos bairros próximos aos rios Tocantins e Itacaiúnas. As equipes da Defesa Civil estão atuando incansavelmente, atendendo famílias em áreas como São Félix, Filadélfia, Carajás I e II, além da Nova Marabá (Folha 14)”, disse.

Já o Itacaiúnas está oscilando entre os 11 m e 12 m. Desde a última quinta-feira (11), cerca de 80 famílias foram realocadas devido à cheia dos balneários Taboquinha, Tacho, e dos bairros Carajás I, II, III, Filadélfia e Bairro da Paz. O número de famílias impactadas está diretamente relacionado à ocupação irregular das áreas próximas aos rios, que aumentou nos últimos anos.

Ainda segundo Marcos, as equipes continuarão monitorando os rios Tocantins e Itacaiúnas, prestando assistência e informando a população sobre os desdobramentos da cheia. Ele reitera que aqueles que necessitarem de ajuda para mudança ou outras formas de suporte podem entrar em contato com a Defesa Civil através do número (94) 99173-7173

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio