Os vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas estão sensibilizados com a situação das pessoas que prestaram o concurso público anulado pela prefeitura e preocupados com o déficit de mão de obra da administração do município. Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (27), proposições de Eliene Soares e Zé do Bode, ambos do MDB, cobrando a retomada do certame e informações sobre as medidas adotadas pelo Poder Executivo quanto ao processo foram aprovadas pela Casa de Leis.
Por meio da Indicação nº 27/2024, Eliene Soares solicitou a retomada do concurso público 001/2023 e que a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pela organização do certame, seja autorizada a reaplicar o exame.
Na proposição, a vereadora ressalta a grandiosidade da seleção, que foi o “maior concurso em nível municipal do Brasil em 2023” e atraiu “quase 44 mil interessados”, sendo “13 mil inscritos de fora”. Enfatiza ainda que o certame foi anulado por “mera decisão administrativa” após “evidências de fraude que levaram à instauração de inquérito policial e à prisão de uma parte dos envolvidos no esquema”, entretanto, “ficou provado que a Fadesp, nada tem a ver com a fraude”.
Eliene Soares informa ainda que junto com o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB), esteve reunida com representantes do movimento “Reaplicação Já” e se sensibilizou ainda mais com a situação dos candidatos. “São pessoas que estudaram e se prepararam para disputar por uma vaga na prefeitura de Parauapebas, mas estão sendo privadas dessa oportunidade por fraude da qual os candidatos de bem nada têm a ver”.
Além do prejuízo para as pessoas que fizeram o concurso, a população também tem sido prejudicada na prestação dos serviços da prefeitura, devido à falta de mão de obra. “A prefeitura tem enfrentado carência de pessoal, tendo de realizar vários e sucessivos processos seletivos simplificados para o preenchimento de funções temporárias, em caráter excepcional, a fim de que a prestação de serviços públicos essenciais não pare”, acrescentou a vereadora.
Já o vereador Zé do Bode apresentou o Requerimento nº 9/2024, na qual solicita ao presidente da Câmara, Rafael Ribeiro, que oficialize o Poder Executivo, para informar as medidas adotadas com relação ao concurso público n° 001/2023 e qual a previsão para reaplicação das provas.
O parlamentar informou na proposição que também foi procurado por alguns candidatos com a intenção de obter informações sobre os novos andamentos do certame e “até mesmo pra saber se seria possível a reconsideração da decisão de anulação por parte do Poder Executivo”.
“O principal intuito deste requerimento é prestar esclarecimentos para a população acerca das medidas que estão sendo adotadas e dá um posicionamento concreto aos candidatos que concorreram no concurso anulado”, relatou.
Mín. 24° Máx. 40°