32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Meio Ambiente MINERAÇÃO

Justiça concede liminar para retorno das operações nas minas de Onça Puma e Sossego

Apesar da liminar, Semas informou nesta terça-feira (27) que ainda não tinha sido notificada da decisão judicial.

27/02/2024 às 12h55
Por: Redação
Compartilhe:
Justiça concede liminar para retorno das operações nas minas de Onça Puma e Sossego

A Vale informou que decisões liminares restabeleceram licenças de operação das minas de Sossego e de Onça Puma.

As decisões, segundo a companhia, partiram da 1º Vara Cível de Canaã dos Carajás, no caso da Mina de Sossego; e da Vara Cível de Ourilândia do Norte, no caso de Onça Puma.

As licenças tinham sido suspensas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), devido ao “descumprimento de condicionantes ambientais, conforme previsto em lei”.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Sem prejuízo, a Companhia reitera seu compromisso de manter diálogo com as autoridades competentes”, a empresa afirmou em nota divulgada na segunda-feira (26).

Já Semas informou nesta terça-feira (27) que “a suspensão das licenças segue vigente e que não foi notificada oficialmente sobre a decisão liminar”.

Segundo a Vale Metais Básicos, setor que atua na área da Mina do Sossego, medidas estavam sendo avaliadas para restabelecer a plena vigência da licença.

Em nota, o empreendimento não havia informado o que justificou a suspensão pela Semas. A companhia comunicou, ainda, que envia periodicamente aos órgãos ambientais os relatórios de todos os programas sociais executados na região.

Já a Semas havia dito que “aguarda o ajustamento das medidas de controle das atividades, com foco na diminuição dos danos ambientais e ajustamento das medidas de controle de adequação da atividade”.

Ainda conforme a Semas, a “suspensão deve seguir vigente até que a Semas avalie o cumprimento das condicionantes estabelecidas no licenciamento e que as medidas de controle de adequação sejam atendidas”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio