26°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

POLÍCIA UTILIDADE PÚBLICA

Divulgação do Disque Denúncia 181 em Marabá é ampliada

Contribuição da população em denunciar de forma sigilosa e anônima crimes e pessoas foragidas é primordial para a segurança pública

28/11/2023 às 12h13
Por: Redação Fonte: Agência Pará
Compartilhe:
Divulgação do Disque Denúncia 181 em Marabá é ampliada

Somente em 2023, de janeiro a outubro, foram computadas 27 mil denúncias válidas pela diretoria do Disque-Denúncia 181, o que contribuiu para início de investigações, diligências imediatas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em razão disso, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) iniciou em Marabá, sudeste paraense, o trabalho de ampliação de divulgação da central de atendimento que está à disposição da população 24 horas por dia, em seus diversos canais.

Com ações para os efetivos das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Marabá, o trabalho consistiu principalmente na divulgação do serviço, além de orientações sobre como funciona e de que forma a população pode acioná-lo. Materiais gráficos contendo essas informações foram distribuídos à população.  

Continua após a publicidade
Anúncio

Denúncias em tempo real 

De acordo com o diretor do Disque-Denúncia, delegado Christian Rocha, o serviço do sistema de segurança pública é a principal ferramenta de denúncia anônima, com o objetivo de receber informações de fatos ou crimes que ocorreram ou que estão acontecendo. 

“O Disque Denúncia realmente é o canal de denúncia de sigilo e anonimato garantido. O cidadão pode contar com essa ferramenta para informar as autoridades, situações referentes a crimes, qualquer tipo de denúncia. Nós temos alguns canais, os principais, é o próprio número 181, que é um número nacional, é padrão nacional e também temos o aplicativo de WhatsApp, da Iara, que é Inteligência Artificial Rápida e Anônima. A gente fomenta muita utilização do WhatsApp, porque muitas vezes o denunciante já tem uma foto, tem um vídeo, tem o georreferenciamento do problema, do crime que está acontecendo, isso facilita muito para as equipes que vão investigar e que vão apurar a denúncia”, afirmou. 

Para a delegada de Polícia Civil de Marabá, Eliene Lima, a ferramenta colabora principalmente no que diz respeito às investigações que a polícia judiciária desempenha. “Depende muito da população que está diretamente na situação que está vivendo no cotidiano, sendo um trabalho conjunto.  A voz do povo chega através do Disque-Denúncia. Contribui muito também os tipos de informações que chegam como fotos, vídeos, geolocalização que por meio deles temos conhecimento desses acontecimentos graves”, apontou. 

Já o comandante do Comando de Policiamento Regional II de Marabá (CPR II), coronel Dayvid Sarah Lima, a confiança da população no sistema de segurança ao confiar informações precisas confirma a robustez do disque-denúncia. “Com o trabalho que já tem feito pela Polícia Militar e pela Polícia Civil a população confirma a segurança neste canal. Assim a gente consegue mais uma ferramenta que garante o combate à criminalidade”, disse. 

O material entregue às forças de segurança será distribuído em centros comerciais, escolas, igrejas e outros espaços físicos de grande circulação. A tropa em rua também fará a conscientização da população com esclarecimentos.

Inovação - Há dois anos, o Pará foi o primeiro estado do Brasil a disponibilizar um número de WhatsApp para denúncias, garantindo o sigilo e o anonimato do denunciante. Por meio do número (91) 98115-9181, as mensagens enviadas são recebidas e um diálogo se constrói, buscando obter o máximo de informações pelo sistema de Inteligência Artificial, que é rápido e anônimo, personificado por uma atendente virtual, a Iara.

A iniciativa pioneira ampliou o serviço para todo o território paraense e, desde 27 de março de 2020, vem colaborando para o esclarecimento de crimes praticados contra a sociedade, sejam eles cometidos contra a mulher, assim como aos idosos e maus-tratos contra animais, crimes ambientais, foragidos do sistema prisional, entre outros.

Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações podem ser também sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.

Tecnologias

Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato.

A caixa de diálogo ficará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A atendente virtual Iara também estará presente neste canal de relacionamento com o cidadão.

A Segup informa que existe ainda o formulário web, disponibilizado no site da Segup, e o email do canal (disquedenuncia181@segup.pa.gov.br). O número 181 permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
MARABÁ - PA
MARABÁ - PA
Sobre o município É um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Parauapebas, PA Atualizado às 19h11 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 22°C
Dom 28°C 21°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 22°C
Qua 25°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio